“Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os Meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti” (Sl 32:8-9).
O Salmo 32, um dos sete Salmos considerados penitenciais, apresenta a bênção de andar em comunhão com Deus. Podemos dividir o Salmo em cinco bem-aventuranças (cinco, na Bíblia, é o número da graça):
a) a bênção da conversão a Deus (vs. 1-2);
b) a bênção da confissão a Deus (vs. 3-5);
c) a bênção do cuidado de Deus (vs. 6-7);
d) a bênção do caminho de Deus (vs. 8-9);
e) a bênção da confiança em Deus (vs. 10-11).
Tudo isto é muito precioso para o cristão; mas só quero destacar aqui a maneira como podemos conhecer a bênção do caminho que Deus prepara para o Seu filho ou filha. O Salmo mostra que Deus deseja guiar-nos, não como se guia um cavalo ou uma mula, com cabresto e freio — Ele deseja guiar-nos como os Seus olhos! Ele quer que estejamos tão intimamente em comunhão com Ele, tão bem instruídos e ensinados por Ele, que não será necessário cabresto nem freio, chicote nem vara. Ele quer que nós mesmos possamos discernir o Seu caminho, sem precisar sermos forçados e guiados como animais sem entendimento. Ele não quer que obedeçamos cegamente a rédea na Sua mão, mas que olhemos para os Seus olhos, discernindo ali o Seu coração e Seu desejo!
Que figura preciosa! Mas como conhecer este caminho e esta direção se não estivermos olhando nos Seus olhos? Que possamos aprender com o salmista: “O segredo do Senhor é com os que O temem … Os meus olhos estão continuamente no Senhor” (Sl 25:14-15).
Olhemos continuamente para Ele, para podermos conhecer a bênção do caminho que Ele preparou.
© W. J. Watterson
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Dois detalhes sobre Isaías 53
Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?
-
“Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho”.
-
O Salmo 22 descreve o clamor do Senhor Jesus na cruz, desamparado por todos. Ali lemos:
-
Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?
Este é um salmo muito precioso, principalmente nestes dias de apostasia. Como é maravilhoso o consolo do SENHOR nas nossas vidas!
ReplyDeleteQue possamos estar sempre com os olhos voltados para o Nosso DEUS.
Como diz o hino:"Olhando pra CRISTO, mais santo serás...".
Que a graça e a misericódia do SENHOR sejam abundantes na sua vida Bill.
Alex, apreciei sua contribuição. Que possamos todos olhar para Cristo, e sermos mais santos. Que Deus te abençoe, irmão. Bill
ReplyDeletesonhei que alguém aparecia para mim numa luz intensa e me chamava. eu então dizia que não conseguia vê-lo e ele me respondia olhe nos meus olhos e eu te guiarei. Mas a luz me cegava e eu não conseguia ver os seus olhos e me angustiava. Daí, quando acordei procurei no google pela frase que havia ouvido que vinha da luz: "guiar-te-ei com os meus olhos".
ReplyDeleteVilani
Vilani, espero que as considerações sobre o Salmo 32 tenham lhe ajudado. Deus é o único em quem podemos confiar plenamente para nos guiar. Ele deu Seu Filho para pagar o preço dos nossos pecados, e Ele está pronto a salvar todo aquele que nEle crê.
ReplyDeleteUm abraço, Bill