Saturday 12 November 2022

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?

O centro do quarto Cântico

Isaías tem 66 capítulos (assim como a Bíblia tem 66 livros), que se dividem em 39 na primeira parte e 27 na segunda (assim como o VT tem 39 livros e o NT 27 livros). Os últimos 27 capítulos de Isaías são formados por 27 poemas, divididos em três partes menores (cada uma com 9 poemas). Este quarto Cântico do Servo é o décimo quarto poema desta segunda parte de Isaías. Ou seja, ele está exatamente no centro dos 27 poemas desta parte final de Isaías (há 13 antes dele, 13 depois). É o centro da parte de Isaías que corresponde ao NT.

Se este Cântico é o centro desta parte de Isaías, qual seria o centro do Cântico? Devido à riqueza dos detalhes das Escrituras, há pelo menos três formas diferentes de respondermos esta pergunta:
  1. Centro estrutural — Percebendo que o Cântico possui cinco estrofes, podemos considerar a terceira delas (5:4 a 6, com ênfase no v. 5) como o centro estrutural deste Cântico: “Ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados”. Parte deste versículo está num quadro atrás do púlpito do salão da igreja aqui em Pirassununga — e que verdade preciosa. É realmente digna de estar no centro deste Cântico!
  2. Centro mediano — Por outro lado, as estrofes vão aumentando de tamanho conforme avançamos no Cântico, de sorte que a estrofe central não fica exatamente no meio do Cântico. Se contarmos os versos (linhas no poema) do Cântico de forma corrida, veremos que o verso central está no final do v. 6: “O Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos” (vinte e nove versos antes deste, vinte e nove depois). É a mesma verdade vista acima, mas agora com ênfase não no Filho que sofreu, mas no Deus que O fez sofrer!
  3. Centro doutrinário — Há um terceiro “centro” — se contarmos as expressões que falam sobre o caráter vicário dos sofrimentos do Servo (uma verdade que não havia sido revelada dos primeiros três Cânticos), encontraremos sete afirmações com esta característica até o final do v. 6, e mais sete a partir do v. 8. E bem no meio desses dois grupos de sete afirmações, temos o v. 7: “Como um cordeiro foi levado ao matadouro”.
Assim, temos este testemunho triplo do valor dos sofrimentos de Cristo no Calvário. Analisando a estrutura do Cântico, vemos por que Ele sofreu (foi pelas nossas transgressões); procurando o meio do Cântico, vemos por quem Ele sofreu (por ordem de Deus); e estudando a doutrina do Cântico, vemos como Ele sofreu: como um Cordeiro!

O capítulo proibido

Circula uma informação hoje em dia que tem um fundo de verdade, mas que é entendida por alguns de forma distorcida. Alguns afirmam que, nas leituras semanais feitas nas sinagogas, Isaías 53 é “O Capítulo Proibido”, e que os judeus hoje leem até o v. 12 do capítulo 52, e depois pulam para o capítulo 54, evitando este capítulo devido à sua apresentação tão clara do Senhor Jesus como o Messias.

É verdade que este quarto Cântico do Servo não é lido nas leituras públicas deles — mas também é verdade que não lêem publicamente grande parte do livro de Isaías. Apenas vinte e dois dos sessenta e seis capítulos de Isaías (1/3) estão incluídos nestas leituras, e nem todos são lidos integralmente (os outros três Cânticos do Servo, que também falam claramente de Cristo, são lidos).

O que acontece é que o Pentateuco todo é lido uma vez por ano, uma porção por sábado, e junto com a leitura semanal de parte do Pentateuco é lida também uma porção dos Profetas. Esta porção profética, segundo os judeus, foi escolhida para combinar com a leitura semanal do Pentateuco. Não tenho dúvidas que este Cântico é uma das profecias mais claras sobre o Messias, e que seria difícil para os judeus lê-lO sem lembrar de Jesus de Nazaré. Por isso, sem dúvida alguma, deveria ser incômodo para eles ler publicamente esta parte das Escrituras nas suas sinagogas. Mas não é verdade que esta parte, e apenas esta, é omitida por eles. Quando cristãos afirmam isto, dão margem aos judeus para desprezarem o Cristianismo como sendo uma mera religião de fanáticos ignorantes, que criticam os costumes dos judeus sem conhecê-los [veja http://www.jewfaq.org/readings.htm].

É um fato histórico, porém, que antigamente os judeus aplicavam esta profecia ao Messias, mas que depois da encarnação e da morte do Senhor Jesus foram mudando sua interpretação das Escrituras, e passaram a aceitar como messiânicas apenas as profecias que descrevem a glória futura do Messias. Hoje em dia, aplicam Isaías 53 a Israel.



© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?