Por exemplo: se uma palavra ocorresse cinquenta vezes no livro de Jeremias e cinquenta vezes em III João, isto quer dizer que os dois livros dão importância semelhante a esta palavra? À primeira vista, poderíamos até pensar assim; mas quando lembramos que Jeremias é o maior livro da Bíblia (em quantidade de palavras no texto original) e III João o menor (pelo mesmo critério), e que III João é mais de cento e quarenta e seis vezes menor do que Jeremias, percebemos que tal palavra é, relativamente, muito mais comum em III João (onde representaria quase 25% do livro) do que em Jeremias (onde equivale a menos de 0,002% daquela profecia).
Não quero sugerir que estudar a Bíblia desta forma é comum, nem mesmo que quem se interessa por este tipo de estudo tem qualquer tipo de vantagem sobre a maioria (que não se sente atraído por estas comparações). A Bíblia é tão vasta no seu alcance, tão valiosa nos seus tesouros, e tão variada nos seus ensinos, que nenhum método pode esgotá-la. Há muitas e muitas formas de se estudar a Bíblia, e Deus capacita cada um dos Seus filhos e filhas de acordo com a vontade dEle. Cada um de nós deve se aproximar deste livro precioso disposto a ser ensinado pelo Espírito Santo; mas nem todos vamos aprender da mesma forma. Poucos são os que se interessam por este tipo de estudo da Bíblia; a maioria dos salvos aprende (e nos ensina) usando outras ferramentas e outras perspectivas. Mas para os poucos que se interessam por estudar a Bíblia também deste ponto de vista, creio que uma tabela completa com a quantidade de palavras de cada livro da Bíblia pode ser muito útil.
E para estes poucos, passo adiante um conselho recebido de um irmão bem mais experiente e capacitado. Ele valoriza o ensino detalhado e detalhista de palavras e suas ocorrências, mas afirma que isto é apenas um meio para se alcançar um fim. Depois de horas de pesquisa, temos algo para apresentar aos salvos que pode ajudá-los; mas como disse este irmão, “não conduza seus irmãos e irmãs pelo caminho longo e demorado que você trilhou até chegar à sua descoberta; leve-os logo ao destino final!”
Espero que as tabelas apresentadas abaixo possam ajudar alguém nesta tarefa tão útil.
Metodologia
Para montar estas tabelas, eu precisava de alguma forma de contar as palavras (no original) de cada livro da Bíblia. Uma contagem por páginas, e usando uma tradução em português, já daria uma boa ideia da relação entre os livros; mas a contagem mais precisa exige que contemos palavras, não páginas, e na língua original, não numa tradução.Como não conheço hebraico, nem aramaico, nem grego, precisava de ajuda. Consegui encontrar uma lista (elaborada por J. Kranz, do site overviewbible.com), mas não havia nenhuma outra lista com a qual compará-la. Como tenho uma certa reticência em confiar em conteúdo encontrado online, quando não conheço a fonte, achei melhor tentar verificar as contagens feitas pelo Kranz. Lancei mão de dois applicativos: Online Bible (de Larry Pierce) e Accordance.
O Online Bible não tem nenhum função para contar todas as palavras de um livro da Bíblia, mas permite exportar o texto de um livro para um arquivo txt. Criei então sete arquivos: o VT completo, os livros de Gênesis, Deuteronômio, Salmos, Isaías e Malaquias (usando o texto da BHM em hebraico), e o NT completo (usando o TR em grego, editado por Scrivener baseado no texto de Stephens de 1550). Depois de eliminar as referências e outras anotações acrescentadas pelo Online Bible na exportação, importei estes arquivos no Word, e usando o contador de palavras consegui contagens do VT completo, do NT completo, da Bíblia completa (pela soma dos dois anteriores), e dos cinco livros avulsos mencionados acima.
O Accordance facilita muito as coisas, pois tem uma função que conta a quantidade de palavras em qualquer livro da Bíblia — mas a versão de avaliação que eu possuo somente tem o texto em grego do NT (edição de 1550 do TR de Stephanus, compilada por M. Robinson), não permitindo acesso ao VT. Sendo assim, usei a função livro a livro no NT, e obtive uma contagem para cada livro do NT, além de uma soma total do NT (com números um pouco superiores àqueles apresentados pelo Online Bible, e ambas estas contagens eram superiores à contagem apresentada por J. Kranz).
Esta diferença de contagem era esperada, devido à diferença de manuscritos usados, mas não é preocupante. Só seria um problema se a diferença fosse significativa, mas visto que nos 32 livros consultados a diferença sempre foi bem inferior a 1%, creio que os números finais apresentados abaixo são confiáveis para uma comparação do tamanho relativo de cada livro da Bíblia.
Tendo uma lista completa da quantidade de palavras em cada livro da Bíblia, uma planilha facilmente calcula o tamanho de cada livro em relação ao todo, usando porcentagens. Usei duas colunas: uma dando o tamanho do livro em relação à Bíblia toda, e outra fornecendo o tamanho do livro em relação ao Testamento em que se encontra (sempre expresso em porcentagem).
A partir daí, é fácil obter gráficos e tabelas baseadas nos dados compilados.
No comments:
Post a Comment