Monday 4 July 2022

A duração das aflições

Nossa percepção da passagem do tempo é relativa. Quando sofremos, o tempo se arrasta; quando estamos alegres, o tempo voa.



Mesmo reconhecendo isto, é interessante ver quantas vezes Deus descreve as aflições dos salvos usando expressões que indicam sua brevidade. A Bíblia fala de sofrimentos que duram “um momento”; “uma noite”; “por um pouco”. Ela fala do “dia da adversidade”; “momentânea tribulação”; “hora da tentação” (os versículos são citados na íntegra abaixo). Tudo é passageiro!



Não é que Deus está fazendo pouco caso das nossas aflições (pois outros trechos mostram que Ele entende quão intensa é a nossa aflição), mas Ele quer nos ajudar a colocar ao coisas em perspectiva! Uma enfermidade prolongada é difícil de suportar — mas comparada com a eternidade de gozo nos Céus que nos aguarda, é “só um momento”! Suportar uma situação de opressão e medo por décadas pode parecer uma noite interminável — mas uma dia você olhará para trás, lá da glória do Céu, e dirá: “O choro durou uma noite, mas já raiou o dia! Acabou!”



Sim, tenhamos alento; logo se cumprirá a promessa gloriosa: “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Ap 21:4).



Versículos citados:



“Porque a Sua ira dura só um momento; no Seu favor está vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30:5); “No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera” (Ec 7:14); “Com um pouco de ira escondi a Minha face de ti por um momento; mas com  benignidade eterna Me compadecerei de ti, diz o Senhor, o teu Redentor” (Is 54:8); “A nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente” (II Co 4:17); “Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações” (I Pe 1:6); “O Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à Sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, Ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá” (I Pe 5:10); “Como guardaste a palavra da Minha paciência, também Eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que  habitam na Terra” (Ap 3:10).






© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?