Saturday 2 July 2022

Velhos

Como é precioso ver, na Bíblia e ao nosso redor, pessoas avançadas em idade que continuam firmes em Deus — como disse outro, são “monumentos da misericórdia de Deus, guardados por Ele durante longos anos!”



• Frutos para Deus



Vemos nesses irmãos e irmãs o cumprimento de Salmo 92:13-14: “Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos”. 



Lucas começa seu evangelho dedicando muito espaço aos velhos. Lemos de Zacarias e Isabel (“Eu sou velho, e minha mulher avançada em idade”; 1:18), Simeão e Ana (viúva com pelo menos oitenta e quatro anos). Na sua velhice:



  • Zacarias e Isabel foram ambos cheios do Espírito Santo, e apresentaram hinos de louvor a Deus que foram incorporados à Bíblia (Lc 1:41-45; 67-79);
  • Simeão abençoou José e Maria e profetizou (Lc 2:34-35);
  • Ana  “não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia. E ... dava graças a Deus, e falava dEle a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém” (Lc 2:37-38).



Há muitos outros exemplos na Bíblia (Barzilai ajudando Davi, “Paulo, o velho” escrevendo a Filemon) que confirmam que os últimos dias de um salvo podem ser muito frutíferos. Talvez haja muitas limitações físicas; talvez a forma de servir muda — mas o serviço continua! Em oração, aconselhamento, encorajamento, ou simplesmente pelo exemplo, o serviço continua. 



Sim; “os que estão plantados na casa do Senhor ... na velhice ainda darão frutos!”



• Fidelidade de Deus 



Irmãos e irmãs mais velhos também servem de exemplo da fidelidade de Deus em preservá-los: “Ouvi-Me, ó casa de Jacó, e todo o restante da casa de Israel; vós a quem trouxe nos braços desde o ventre, e sois levados desde a madre; até à velhice Eu serei o mesmo, e ainda até aos cabelos brancos Eu vos carregarei; Eu vos fiz, e Eu vos levarei, e Eu vos trarei, e vos livrarei”. (Is 46:3-4). O mesmo Deus que nos trouxe nos braços desde o ventre nos carregará até à velhice, até aos cabelos brancos!



Qualquer que seja nossa idade, confiemos nesse Deus fiel, desejando produzir fruto para Ele.





© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?