Thursday 7 July 2022

A importância de limites

Estas três coisas me maravilham,
E quatro há que não conheço:
   O caminho da águia no ar;
   O caminho da cobra na penha;
   O caminho do navio no meio do mar;
   E o caminho do homem com uma moça._

O caminho da mulher adúltera é assim:
Ela come, depois limpa a sua boca,
E diz: Não fiz nada de mal!

Por três coisas se alvoroça a Terra,
E por quatro que não pode suportar:
   Pelo servo, quando reina;
   Pelo tolo, quando vive na fartura;
   Pela mulher odiosa, quando é casada;
   E pela serva, quando fica herdeira da sua senhora.

(Provérbios 30:18-23)

O trecho da Bíblia citado acima é muito interessante. Apresenta dois grupos de quatro coisas, separados por uma descrição da mulher adúltera.

À primeira vista, isto parece estranho. Afinal, qual a relação entre estes três parágrafos?

Como A. J. Higgins apresenta no comentário Ritchie sobre Provérbios, a solução realmente é simples. O parágrafo central descreve uma pessoa (a mulher adúltera) que não respeita limites (no caso, o limite do matrimônio), e não reconhece que pecou. Antes disto temos um parágrafo que apresenta quatro coisas que são maravilhosas na sua esfera, e no final, outro parágrafo com quatro pessoas que alvoroçam e transtornam a terra porque estão fora da sua esfera natural.

Eis a chave para entender o trecho todo: a benção de permanecer dentro dos limites onde Deus nos coloca, e a loucura de ultrapassar esses limites.

Pense no primeiro parágrafo. Ver a águia voando livre e imponente é maravilhoso — e a cobra rasteja com naturalidade pela superfície lisa da penha. Mas já imaginou a águia rastejando na penha, ou a cobra voando pelo Céu? Cada uma das quatro ilustrações mostra algo perfeitamente adaptado à esfera para a qual foi preparada.

No terceiro parágrafo temos o contrário. Quando o servo deixa de servir e quer reinar, temos confusão. Ou imagine um tolo que tem dinheiro de sobra para financiar sua tolice — e assim por diante. Cada uma das quatro ilustrações mostra alguém tentando assumir uma posição que não é sua, e gerando confusão.

A lição é simples — se eu me contentar em servir a Deus nas circunstâncias em que Ele me colocou, será maravilhoso (para mim e para aqueles que me cercam); se eu ficar inquieto por outra esfera, outro lugar, outras responsabilidades, o efeito será destruidor (para mim e para aqueles que me cercam).

“Digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes pense com moderação, conforme à medida da fé que Deus repartiu a cada um” (Rm 12:3).

Que Deus me ajude nisso.



© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?