Friday 6 August 2021

A César o que é de César

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo (arquivadas neste blog).

A César o que é de César — Meditações 481


Quando os fariseus quiseram fazer o Senhor Jesus comprometer-Se com alguma palavra equivocada (como se isto fosse possível!) tentaram envolvê-lO com a política daqueles dias. A resposta do Senhor Jesus Cristo fez com que, maravilhados, se retirassem, sem ter o que responder. O que Ele disse foi: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Mt 22:15-22).

Como estamos precisando ouvir estas palavras hoje! Um dos “efeitos colaterais” da presente pandemia é a quantidade assustadora de cristãos que estão se envolvendo com a política deste mundo. Com tristeza vemos estes salvos usando as mídias sociais para defenderem este ou aquele personagem político, esta ou aquela ideologia, esta ou aquela forma de eleição!

Nos dias do Senhor Jesus, Roma exercia um poder tirano que faria os ditadores modernos parecerem magnânimos; mas nem o Senhor, nem os apóstolos, perderam tempo criticando a política externa de Roma. Naqueles dias a escravidão era praticada em todo o império; mas nem o Senhor, nem os apóstolos, perderam tempo criticando este sistema desumano e cruel.

Por quê? Porque não se importavam? Por que os assuntos não eram sérios? Não — foi porque os apóstolos entenderam as palavras do Senhor Jesus: “O Meu reino não é deste mundo” (Jo 18:36). Não estamos aqui para tentar consertar o sistema político das nações do mundo. O pecado está presente em todos os níveis deste sistema, e em todos os seus personagens. Alguns têm ideologias que afrontam mais o Evangelho do que outros — mas no final das contas, estão todos a serviço do inimigo de nossa almas.

O que podemos (e devemos) fazer é orar, como os apóstolos, para que Deus nos dê forças para continuarmos servindo a Ele sempre (At 4:29). Porque não importa quem seja eleito, ou quem tome o poder a força — nós sabemos que Deus continua soberano, e a Sua vontade nunca será frustrada.

Como Paulo disse, inspirado pelo Espírito Santo: “A nossa pátria está nos Céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fp 3:20).


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?