Monday, 23 August 2021

O Senhor Jesus é Jeová

O texto abaixo é a íntegra do livreto de mesmo título publicado pela Editora Sã Doutrina.


Introdução

A divindade do Senhor Jesus Cristo é claramente apresentada na Bíblia. O único Deus que Se revelou no Velho Testamento ao Seu povo Israel, é apresentado no Novo Testamento na glória da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Mesmo que a palavra “Trindade” não é usada na Bíblia, o conceito é bíblico, e pode ser visto, por exemplo:


Na encarnação: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus” (Lucas 1:35);

Na fórmula batismal: “… batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19);

Na ocasião do batismo do Senhor Jesus: o Filho aqui na Terra, o Pai falando do Céu, e o Espírito Santo descendo do Céu à Terra.


Muitos outros versículos poderiam ser citados para comprovar que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são pessoas distintas. O objetivo deste livrete, porém, é enfatizar outro aspecto da Trindade: que os três, ao mesmo tempo em que são distintos quanto à Sua pessoa, são iguais quanto aos Seus atributos, glória e divindade. Especificamente em relação ao Filho, há muitos hoje em dia que procuram diminuir a glória da Sua pessoa, sugerindo que Ele foi criado pelo Pai e que, portanto, é inferior.

Há várias formas de refutar este ensino falso, e nas páginas que seguem veremos uma destas formas: uma série de comparações entre versículos que atribuem ao Pai e ao Filho as mesmas características e a mesma dignidade. Deus não aceita rivais; colocar uma mera criatura em pé de igualdade com o Criador é blasfêmia. Quando vemos, portanto, a própria Palavra de Deus igualando o Pai e o Filho, podemos ter certeza que a glória apresentada em Jeová, no Velho Testamento, brilha com toda a sua pureza em Jesus de Nazaré.

O Primeiro e o Último

Isaías 41:4 - “Eu, Jeová, o Primeiro; e sou o mesmo com os últimos”.

Isaías 44:6 - “Assim disse Jeová, o Rei de Israel e seu Resgatador, Jeová dos Exércitos: Sou o Primeiro e sou o Último, e além de mim não há Deus”.

Isaías 48:12 - “Eu sou o Mesmo. Sou o Primeiro. Além disto, sou o Último.”

Apocalipse 1:17-18 - “Eu sou o Primeiro e o Último, e o vivente; e fiquei morto, mas eis que vivo para todo o sempre.”

Apocalipse 2:8 - “Estas cousas diz aquele, o Primeiro e o Último, que ficou morto e passou a viver.”

Apocalipse 22:13 - “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último.”


Três vezes lemos em Isaías que Jeová é o Primeiro e o Último, e três vezes em Apocalipse está escrito que o Senhor Jesus é o Primeiro e o Último. Portanto, o Senhor Jesus é Jeová.

O Alfa e o Ômega

Apocalipse 1:8 - “Eu sou o Alfa e o Ômega, diz Jeová Deus.”

Apocalipse 22:13 - “Eu sou o Alfa e o Ômega.”


O primeiro capítulo de Apocalipse diz que Jeová é o Alfa e o Ômega; no último capítulo, o Senhor Jesus diz que Ele é o Alfa e o Ômega (veja 22:16); portanto, Ele é Jeová.

O Princípio e o Fim

Apocalipse 21:6 - “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim.”

Apocalipse 22:13 - “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.”


O contexto nestes dois capítulos mostra que Jeová é o Princípio e o Fim (cap 21), e que o Senhor Jesus também o é (cap 22). Portanto, o Senhor Jesus é Jeová. 

Deus

Isaías 45:5 - “Eu sou Jeová, e não há outro. Além de mim não há Deus.”

Isaías 45:21 - “Jeová, além de quem não há Deus.”

João 1:1 - “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” (Almeida)

João 20:28 - “Tomé disse-lhe: Meu Senhor e meu Deus.”

Hebreus 1:8 - “Mas do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos…” (Almeida)


É verdade que existem muitos “deuses” falsos, como Satanás (II Coríntios 4:4), o ventre (Filipenses 3:19) e imagens (Êxodo 20:3), mas Isaías deixa claro que só há um Deus verdadeiro, e este é Jeová. Nos textos do Novo Testamento acima citados, vemos que Jesus Cristo é Deus; portanto, o Senhor Jesus é Jeová.

Deus Poderoso

Jeremias 32:18 - “Deus, o Grande, o Poderoso, cujo nome é Jeová dos Exércitos.”

Isaías 9:6 - “Um menino nos nasceu … será chamado pelo nome de … Deus Poderoso.” Compare com Isaías 10:20–21.


Jeremias nos revela que Jeová é o Deus Poderoso, e Isaías mostra que o menino (o Senhor Jesus) também é o Deus Poderoso. Portanto, o Senhor Jesus é Jeová.

O Criador do Universo

Isaías 45:8 - “Eu mesmo, Jeová, o criei.”

Isaías 45:12 - “Eu é que fiz a terra e criei até mesmo o homem sobre ela. Eu - minhas próprias mãos estenderam os céus …”

Isaías 48:13 - “A minha própria mão lançou o alicerce da terra e a minha própria direita estendeu os céus.”


Estes versículos dizem que Jeová criou os Céus e a Terra, com a Sua própria mão; Ele mesmo os criou. Veja agora:

João 1:3 - “Todas as coisas foram feitas por Ele [o Senhor Jesus], e sem Ele nada do que foi feito se fez.” (Almeida)

Colossenses 1:16 - “Porque nEle [o Senhor Jesus] foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra.” (Almeida)


Estes versículos mostram que tudo foi criado pelo Senhor Jesus Cristo: portanto, Ele é o Criador, Jeová.

O Sustentador do Universo

Isaías 48:13 - “Eu os chamo para que juntos se mantenham firmes.”

Hebreus 1:3 - “Ele … sustenta todas as coisas pela palavra do Seu poder.”

Colossenses 1:17 - “Todas as cousas subsistem por Ele” (o Senhor Jesus).


Em Isaías aprendemos que Jeová sustenta todas as coisas nos Céus e na Terra, e o Novo Testamento nos diz que é o Senhor Jesus quem tudo sustenta. Portanto, o Senhor Jesus é Jeová. 

O Salvador

Isaías 43:11 - “Eu é que sou Jeová, e além de mim não há Salvador.”

Isaías 45:21 - “Deus justo e Salvador, não havendo outro além de mim.”

Lucas 2:11 - “Hoje vos nasceu na cidade de Davi um Salvador, que é Cristo o Senhor.”

Atos 4:12 - “E não há Salvação em nenhum outro.”


O Velho Testamento diz que Jeová é o Salvador, e não há salvação fora dEle; o Novo Testamento diz que Cristo é Salvador, e não há salvação fora dEle. Portanto, o Senhor Jesus é Jeová .

O Pastor

Isaías 40:11 - “Qual pastor ele pastoreará a sua grei.”

Salmo 23:1 - “Jeová é o meu pastor.” Compare Ezequiel 34:11-12.

João 10:11 - “Eu sou o pastor excelente; o pastor excelente entrega a sua alma em benefício das ovelhas.” Veja também João 10:14.


No Velho Testamento, o bom Pastor é Jeová; no Novo Testamento é o Senhor Jesus Cristo. Portanto, o Senhor Jesus é Jeová.

O Soberano

Isaías 45:22-23 - “Diante de mim se dobrará todo joelho, jurará toda língua.”

Filipenses 2:10-11 - “No nome de Jesus se dobre todo joelho … e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor.”


Todo joelho se dobrará, e toda língua jurará diante de Jeová, e o Novo Testamento diz que o Senhor Jesus receberá esta honra; então o Senhor Jesus é Jeová.

Aquele que deve ser adorado

Lucas 4:8 - “É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar.”

Hebreus 1:6 - “Mas, ao trazer novamente o seu Primogênito à terra habitada, ele diz: E todos os anjos de Deus o adorem.”


Adoração deve ser dada só a Jeová; Deus manda adorar ao Senhor Jesus; portanto, o Senhor Jesus é Jeová. Homens bons não aceitam adoração (Atos 10:26); anjos santos não aceitam adoração (Apocalipse 22:8-9); mas o Senhor Jesus Cristo aceita adoração (Mateus 2:11; 8:2; etc).

A Rocha

II Samuel 22:32 - “Quem é Deus além de Jeová, e quem é Rocha além de nosso Deus?”

Isaías 44:8 - “Acaso existe outro Deus além de mim? Não, não há nenhuma Rocha.”

I Coríntios 10:4 - “E essa Rocha significa Cristo.” Compare com Mateus 16:18 e Romanos 9:33.


Em Samuel e Isaías aprendemos que não há outra Rocha além de Jeová, e o Novo Testamento diz claramente que a Rocha é o Senhor Jesus; portanto, o Senhor Jesus é Jeová.

Uma Pedra de Tropeço

Isaías 8:14 - “Ele terá de tornar-se … como pedra contra quem se esbarra e como rocha em que se tropeça.”

I Pedro 2:8 - “Uma pedra para tropeço e uma rocha de ofensa.” Compare com Romanos 9:33 e I Pedro 3:14-15.


As palavras que Isaías usou de Jeová são citadas por Pedro ao falar do Senhor Jesus; portanto, o Senhor Jesus é Jeová.

João Batista

Isaías 40:3 - “Desobstruí o caminho de Jeová. Fazei reta a estrada principal para nosso Deus”. Esta profecia cumpriu-se quando João Batista preparou o caminho para o Senhor Jesus. Veja Mateus 3:3.

Lucas 1:76 - “Mas quanto a ti, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás de antemão na frente de Jeová para aprontar os seus caminhos.”

Mateus 3:11 - “Mas o que vem depois de mim é mais forte do que eu, não sendo eu nem apto para tirar-lhe as sandálias.”


Lucas cap. 1 diz que João Batista iria de antemão na frente de Jeová, e vemos em Mateus cap. 3 que foi o Senhor Jesus que veio depois de João. Portanto, o Senhor Jesus é Jeová.

O Preço

Zacarias 11:13 - “Nisso Jeová me disse: ‘Lança–o na tesouraria — o valor majestoso com que fui avaliado do seu ponto de vista’.”

Mateus 27:9b - “E tomaram as trinta moedas de prata, o preço de homem com que foi avaliado, daquele a quem alguns dos filhos de Israel puseram um preço”.


O texto em Zacarias diz claramente que Jeová foi avaliado por eles em trinta moedas de prata, mas Mateus mostra com igual clareza que foi o Senhor Jesus que foi assim avaliado. Portanto, o Senhor Jesus é Jeová.

Nossa Justiça

Jeremias 23:6 - “Jeová é nossa justiça”.

Jeremias 33:16 - “Jeová é a nossa justiça”.

I Coríntios 1:30 - “Cristo Jesus, que se tornou para nós sabedoria de Deus, também justiça e santificação”.


Em Jeremias aprendemos que o próprio Jeová é a nossa justiça, e o Novo Testamento afirma que Cristo Jesus é a nossa justiça. Outra vez, vemos de forma inegável que Jesus Cristo é Jeová.




Considerando todos estes versículos, que colocam frente à frente passagens do Velho Testamento com passagens do Novo, não resta mais dúvida alguma. Jesus Cristo, que morreu por nós no Calvário, é o próprio Jeová, Deus manifesto em carne. Podemos dizer, com Tomé: “Senhor meu, e Deus meu!” (João 20:28).



© 2021 W. J. Watterson

1 comment:

  1. Olá!
    Um artigo bem elaborado bem didático,é bom para quem está no pensamento e com o subconsciente direcionada para este mesmo sistema sobre esta matéria.


    Alguns detalhes que eu percebi, percebi que há muitos textos isolados de seus respectivos contextos, além de ter a falácia associativa de comparação do velho e do Novo Testamento,isso pode ser perigoso, porque podem chegar a conclusões equivocadas. Na verdade estes textos que foram isolados, serve para poder manter o pensamento tradicional sobre o trinitarianismo, mas algo estranhável é que ao decorrer do estudo que é meio confuso, Começa defendendo e falando sobre a divindade do Senhor Jesus, depois coloca a Trindade como seres distintos, mas ao decorrer do estudo é percebível para quem conhece mais amplamente outras linhas de entendimentos, de que este estudo começa falando sobre a Trindade é o decorrer do estudo fala sobre o unicismo, afinal de contas, é a Trindade ou unicismo que este artigo descreve?

    E, sabemos muito bem se nós estudávamos todos esses textos citados apuradamente, dentro dos quadros respectivos característico de seus contextos, nós vamos perceber de forma clara e objetiva de que não vai tratar sobre a Trindade ou sobre o unicismo!

    Porém, há uma tradição a se defender,existe os costumes a praticar, e com isso a Bíblia se torna rotineira dentro desses mesmos pensamentos (Isto é, a Bíblia se torna um pião uma massa de manobra pela maioria dos estudiosos desse mesmo pensamento, e não é subentendido as Escrituras a partir do que ela diz realmente, Mas é subtendido as Escrituras a partir de uma percepção externa e consequentemente na Bíblia é enxertada essas idéias), e quem pensa fora desses pensamentos são
    rotulados de "hereges" ,infelizmente é tachado de "herege" ou de outro apelido mas é recomendável que ambos os lados tanto os que acusa o outro de "herege" como aqueles que são "os hereges", os dois lados, devem ler e estudar a bíblia na sua forma contextual e linear, mesmo que isso leve a exclusão da sociedade a exclusão de uma comunidade religiosa, ou exclusão de amigos ou familiares, enfim, que a verdade realmetente prevaleça!


    Abraços a todos!📚📖

    ReplyDelete

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?