Thursday 6 May 2021

A importância das vestes — Meditações 389

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo (arquivadas neste blog).

Quinta-feira, 06/05/2021

A importância das vestes — Meditações 389

“Então ela tirou de sobre si os vestidos da sua viuvez” (Gn 38:14); “E eis que uma mulher lhe saiu ao encontro com vestes de prostituta” (Pv 7:10); “E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do Céu, adereçada [vestida] como uma noiva” (Ap 21:2)

Há um extremo pernicioso que insiste em julgar as pessoas pela aparência, esquecendo que o hábito não faz o monge, e que as aparências enganam. Igualmente pernicioso é o extremo oposto, que acredita (ou, pelo menos, prega) que a aparência externa não tem importância alguma.

Os amantes deste extremo gostam das palavras de Deus a Samuel: “O Senhor não vê como vê homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (I Sm 16:7). Mas não prestam atenção ao que o Senhor disse! Ele não disse que olha somente para o coração, mas o sentido claro das Suas palavras é que, além de ver o exterior, Ele vê também o interior. Quer dizer, as pessoas podem se disfarçar, mudando suas vestes (como Tamar em Gn 38:14), e enganando quem vê apenas o exterior — mas Deus não será enganado. Ele vê o coração; Ele vê por trás das vestes!

Temos que procurar achar o equilíbrio nesta questão. Vestir um “uniforme de santo” não me tornará santo — mas é inegável que existe um certo tipo de roupa que transmite a mensagem de santidade e temor a Deus. E existe o oposto.

A Bíblia fala de vestes de viúva, vestes de prostituta, vestes de noiva, deixando claro que nosso vestuário transmite uma mensagem. O fato de que alguns só enxergam esta mensagem, e não terão tempo de ver a mensagem que nosso coração transmite, mostra a importância de (a) tomarmos cuidado para não julgar precipitadamente, e (b) tomarmos cuidado para que a mensagem transmitida pelas nossas vestes seja verdadeira!

Quando Tamar trocou as vestes de viúva e vestiu-se como uma prostituta, ela não mudou seu caráter, seu interior — mas mudou a mensagem que transmitia. Assim os salvos (os jovens são especialmente tentados nesta área) devem entender que a maneira como se apresentam — suas roupas, seu cabelo, seus enfeites, seus trejeitos — transmite uma mensagem aos outros.

“Ninguém deveria me julgar pela minha aparência!”, alguém diz. Sim — mas por que você quer ter uma aparência externa que não reflete o seu interior?

Que mensagem você quer transmitir? De rebeldia, ou de submissão? De sedução, ou de recato? De desleixo, ou de ordem?

O Senhor disse: “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim, resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos Céus” (Mt 5:14-16).

Não esconda sua beleza espiritual debaixo de vestes que identificam você com uma das “tribos” do mundo! Tenha coragem de proclamar sua fé também pelas suas vestes.

“Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus” (I Co 10:32).


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?