Sunday 2 May 2021

O Ceifeiro (b) — Meditações 385

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo (arquivadas neste blog).

Domingo, 02/05/2021

O Ceifeiro (b) — Meditações 385

Ontem começamos a pensar sobre Apocalipse 14:12-16, principalmente na bem-aventurança dos que morrem no Senhor. Continuando a ler o trecho, vemos uma cena de juízo — se os mortos que morrem no Senhor são bem-aventurados, ai dos pecadores que forem julgados por este mesmo Senhor!

A primeira coisa mencionada é uma nuvem branca (literalmente, “brilhante”, como no Monte da Transfiguração). A santidade brilhante do trono do Ceifeiro é assim enfatizada.

A humanidade dEle é apresentada pelo uso do título Filho do Homem. Nosso bendito Senhor recebe este título também em 1:13 e diversas outras vezes nas Escrituras — esta é a última. Como vimos ao estudar a visão do cap. 1, a diferença entre os títulos “Filho de Deus” e “Filho do Homem” é clara: o primeiro nos lembra da Sua capacidade divina para vivificar (ressuscitando os mortos e salvando os pecadores), enquanto o título “Filho do Homem” destaca seu direito de julgar todos os homens. No cap. 1 Ele é visto como aquele que julga entre as Suas igrejas; aqui, é a Terra que é o alvo do Seu juízo. O Juiz de todos — o Ceifeiro — é um Homem perfeito. Um Homem como todo homem deveria ter sido, mas como nenhum outro foi!

Também lemos de uma coroa de ouro na Sua cabeça, indicando Sua autoridade e capacidade. A palavra grega traduzida “coroa” aqui não é diadema (que significa a coroa do rei, como as muitas coroas que Ele usa em 19:12), mas stephanos, uma coroa do vencedor. Este, que os homens coroaram com espinhos, é agora visto com uma coroa de vitória; este, que o mundo condenou injustamente, agora está acima de tudo e de todos!

Completando o quadro, lemos que Ele tem na mão uma foice aguda (ou afiada). Este é o instrumento do Seu juízo, terrível e eficaz!

A hora da ceifa

Um anjo então traz a mensagem do Templo de Deus: “A hora de ceifar Te é vinda, porque já a colheita da Terra está madura. E aquele que estava assentado sobre a nuvem meteu a Sua foice à Terra, e a Terra foi segada.”

Ah, irmãos, como precisamos manter isto em nossa vista — o cronograma dos juízos de Deus está traçado, e está sendo seguido com perfeição!

Alguns de nós nos afobamos: “O mundo vai de mal a pior; os salvos não passam de um bando de preguiçosos; Senhor, passou da hora de interferir neste mundo!”

Outros, desanimamos: “É, está tudo perdido mesmo! Não há mais nada a esperar nestes dias em que vivemos. A única solução é sentarmos e, chorando, esperar o fim!”

Mas a Palavra de Deus mostra que nosso Deus está seguindo o Seu cronograma. Na hora certa — nem antes, nem depois — será transmitida uma ordem do Santuário: “A hora de ceifar Te é vinda!” E então a Terra será segada. A foice aguda do Filho do Homem fará o seu serviço solene, mas necessário. “Mandará o Filho do Homem os Seus anjos, e eles colherão do Seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o Sol no reino do seu Pai” (Mt 13:38-43).

Contemple hoje o Filho do Homem, assentado em glória e coroado com ouro, com a foice na Sua mão, pronto a trazer justiça e santidade a esta Terra! Ele está em controle de tudo que acontece — para que nos desesperarmos?

O Senhor está no Seu santo templo; cale-se diante dEle toda a Terra” (Hq 2:20).


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?