Sunday 16 May 2021

A vitória do Cordeiro (17:14-15) — Meditações 399

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo (arquivadas neste blog).

Domingo, 16/05/2021

A vitória do Cordeiro (17:14-15) — Meditações 399

No cap. 17 de Apocalipse encontramos o nome “Cordeiro” outra vez. O contexto descreve uma guerra com um desfecho glorioso!

O nome “Cordeiro” aparece duas vezes neste trecho: a primeira referência apresenta os Seus inimigos, e a segunda a Sua vitória:

“Estes combaterão contra o Cordeiro,
E o Cordeiro os vencerá.”


Os inimigos

Quem são “estes” que combaterão contra o Cordeiro? Não serão poucos, nem serão fracos — serão “dez reis, que … receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta”. Isto ocorrerá durante a Tribulação (provavelmente no meio daqueles sete anos). Dez países deste mundo irão fazer aliança com a Besta, e, sob a liderança dela, atacarão o Cordeiro, dirigindo-se contra Jerusalém.

Será o cumprimento do Salmo 2: “Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra o Seu ungido, dizendo: Rompamos as Suas ataduras, e sacudamos de nós as Suas cordas. Aquele que habita nos Céus Se rirá; o Senhor zombará deles.” (Sl 2:1-4).

A vitória

A expressão usada pelo Salmista (“… o Senhor zombará deles”) combina com a forma como a batalha é descrita aqui em Apocalipse. Após detalhar o poderio do exército da Besta, o anjo simplesmente diz: “O Cordeiro os vencerá”! Simples assim!

E por que Ele vencerá? “Porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis”! Ninguém pode derrotá-lO — Ele está acima de tudo e de todos!

Mais detalhes sobre esta vitória contundente do Cordeiro (que coincide com o final da Grande Tribulação) são dadas na segunda metade do cap. 19. Aqui, fica registrado este fato glorioso de forma tão singela: “O Cordeiro os vencerá”!

Os vitoriosos

Há mais um detalhe aqui: o Cordeiro reparte Sua vitória com muitos! Lemos: “Vencerão os que estão com Ele, chamados, e eleitos, e fiéis”. Isto inclui os salvos desta era, que voltarão com Ele quando Ele vier (19:14), e todos aqueles aqui na Terra que estarão esperando a Sua vinda.

Consolemo-nos hoje com estes versículos, que se cumprirão em breve. Durante a Tribulação, a besta reunirá um grande exército para atacar o Cordeiro, mas “o Cordeiro os vencerá” — e eu e você, que estaremos com Ele, venceremos também!

Cristo, nosso Salvador,
Adoramos-Te, Senhor;
Gratos, damos-te louvor:
Honras sejam ao Cordeiro!

Sofredor que ali penou,
Vencedor que triunfou,
Salvador que nos amou:
Honras sejam ao Cordeiro!
(S. E. McNair, 532)


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?