Tuesday 11 May 2021

Seus caminhos e Seus feitos — Meditações 394

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo (arquivadas neste blog).

Terça-feira, 11/05/2021

Seus caminhos e Seus feitos — Meditações 394

“Fez conhecidos os Seus caminhos a Moisés, 
E os Seus feitos aos filhos de Israel”
(Salmo 103:7).

À primeira vista, pode parecer que estes dois versos do poema escrito por Davi sejam uma repetição, ambos dizendo a mesma coisa. Mas há uma enorme diferença entre conhecer os caminhos do Senhor, e conhecer os Seus feitos.

Conhecer os Seus feitos é ver o que Ele faz — ver a realização eficaz dos Seus propósitos, entender quais coisas vêm da Sua mão e quais vêm do inimigo. É conhecer o Seu trabalho, e maravilhar-se com as manifestações do Seu poder.

Mas conhecer os Seus caminhos é ver por onde Ele anda — ver os desejos do Seu coração e os mistérios da Sua mente, entender o que Ele deseja, amar o que Ele ama e odiar o que Ele odeia. É conhecer o Seu dia-a-dia, e ter comunhão com Ele!

Certamente é um grande privilégio conhecer os feitos de Deus — mas nada se compara à alegria de conhecer Seus caminhos! Os filhos de Israel foram mais bem-aventurados do que os gentios, pois conheceram Seus feitos — mas Moisés foi duplamente bem-aventurado, pois também conheceu Seus caminhos!

O que desejo hoje? Posso dizer, com Paulo: “Tenho também por perda todas as coisas ... para conhecê-lO” (Filipenses 3:8-10)? Estou buscando o único conhecimento que realmente satisfaz?

“Dize-me, ó Tu, a quem ama a minha alma: onde apascentas o Teu rebanho, onde o fazes descansar ao meio-dia? Pois por que razão seria eu como a que anda errante junto aos rebanhos de Teus companheiros?” (Ct 1:7)


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?