Tuesday 22 September 2020

Os vícios das virtudes — Meditações 163

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Terça-feira, 22/09/2020

Os vícios das virtudes — Meditações 163

Esta meditação é inspirada (como muitas outras já foram) em algo escrito pelo irmão A. J. Higgins, conhecido de meus pais e autor de um livro publicado pela eSd. Ele escreveu:

“É uma realidade desagradável que, embora os vícios não tenham virtudes, as virtudes podem muito facilmente se tornarem vícios. As melhores características do ser humano estão a apenas um passo de se transformarem em vícios — e o pior é que nem percebemos a sutil transformação.”

“A firmeza facilmente se torna teimosia; mansidão facilmente cruza a fronteira e vira permissividade; a paciência pode se tornar ausência de ação; carinho se transforma em sentimentalismo barato; sinceridade, em arrogância … Como filhos de Adão, possuímos o potencial para transformar o melhor no pior, fazer o lindo ficar horrível, e transformar virtudes em vícios. Apenas um Homem foi cheio de virtudes que nunca se corromperam.”

Vivemos tentando encontrar o equilíbrio nas nossas vidas, pendendo ora para a direita, ora para a esquerda. Que Deus nos ajude a imitarmos o Homem perfeito, vigiando sempre contra o perigo apresentado aqui. Estaremos certos quando estivermos andando nos passos dEle.


© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?