Sunday 20 September 2020

Profundamente preocupado — Meditações 159

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Sexta-feira, 18/09/2020

Profundamente preocupado — Meditações 159

Em um livro publicado em 1888, A. B. Earle escreveu sobre a conversão de um irmão conhecido dele, identificado apenas como “Irmão R.”. Antes da sua conversão, este homem era um ateu extremamente inteligente e confiante que gostava de desafiar cristãos a debater com ele sobre a fé. Ministros reconhecidos tentaram, e não o convenceram. Um cristão muito piedoso, advogado, tentou argumentar com ele e falhou. Até que Deus usou um simples camponês velho para derrubar a resistência do senhor R. A história foi contada pelo próprio convertido:

“Eu gostaria de contar a história da minha conversão”, ele disse, lutando para segurar as lágrimas. “Eu sou uma brasa tirada do fogo. A mudança produzida em mim é inacreditável, e foi provocada por Deus mesmo.”

“Numa manhã fria de Janeiro eu estava trabalhando na minha oficina quando vi o senhor B. se aproximar. Ele entrou na oficina, e percebi que ele estava tomado por uma forte emoção. Seu olhar era determinado; lágrimas estavam querendo escorrer de seus olhos. Ele pegou minha mão, e com uma compaixão inacreditável ele disse: ‘Senhor R., eu estou profundamente preocupado pela sua salvação!’ E começou a chorar.”

“Ele permaneceu segurando minha mão, lutando para controlar suas emoções. Tentou falar diversas vezes, mas não conseguiu. Finalmente, percebendo que não conseguiria controlar suas emoções, saiu da oficina, montou em seu cavalo e foi embora.”

“Eu fiquei repetindo em voz alta: ‘Profundamente preocupado pela minha salvação! Profundamente preocupado pela minha salvação!’ Confesso que eu estava em choque.”

“Fui para casa. Minha esposa, temente a Deus, de cuja fé eu costumava zombar, exclamou: ‘Ora, R., o que aconteceu com você?’ Transtornado, e sentindo o peso do meu pecado, eu respondi: ‘Você acredita que o velho B. andou duas milhas [mais de 3 km] nesta manha gelada só para dizer que estava profundamente preocupado pela minha salvação? O que devo fazer?”

“Minha esposa, impressionada, respondeu: ‘Certamente você deve montar seu cavalo agora e ir vê-lo. Ele poderá responder a você sobre a salvação’. Aceitei esse conselho, e parti imediatamente. Encontrei-o sozinho, no mesmo casebre onde passara a noite inteira em oração pela minha alma, onde derramara muitas lágrimas por um rebelde como eu, implorando que Deus tivesse misericórdia de mim.”

“Disse a ele: ‘Aqui estou, para lhe dizer que eu também estou profundamente preocupado pela minha salvação!’ ‘Glória a Deus’, exclamou o idoso salvo. ‘É uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo salvar os pecadores — até o principal deles!’ E começando por esta Escritura, ele me apresentou o Senhor Jesus. Naquele mesmo lugar ajoelhamos e oramos, e só nos separamos depois que Deus encheu minha alma de paz.”

“Muitas vezes haviam sido apresentadas a mim as provas de que Deus e a fé são reais. Muitos me apresentavam este ou aquele argumento, mas eu conseguia [ou assim achava] anular e demolir todos eles. Mas estou aqui hoje para testemunhar que Deus enviou um argumento que atingiu minha consciência e meu coração de forma irresistível — um crente simples disse, chorando, que estava profundamente preocupado pela minha salvação! Ah, se alguém aqui quer conduzir outrem a Cristo, deixa que esta pessoa perceba que você sofre ao pensar no perigo que ela corre! Mostre que você está profundamente preocupado pela salvação dela!”

Paulo disse: “Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo), que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração; porque eu mesmo desejaria, se fosse possível, ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos” (Rm 9:1-3).


© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?