Sunday 20 September 2020

Salmo 93 (d) — Meditações 158

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Quinta-feira, 17/09/2020

Salmo 93 (d) — Meditações 158

Finalizando estas pequenas meditações sobre o Salmo 93, repare como ele termina. Na última estrofe do poema o salmista volta a falar com o Senhor, e não acerca dEle, e afirma: “Mui fiéis são os Teus testemunhos; a santidade convém à Tua casa, Senhor, para sempre”.

Gostamos de pensar no privilégio de sermos filhos do Rei — será que meditamos na responsabilidade que acompanha este privilégio? A igreja local hoje é a Casa de Deus aqui na Terra (I Tm 3:15) — nós a tratamos como tal? (Não me refiro ao prédio, obviamente, mas à igreja local.)

Ela é importante para mim? Eu a trato com reverência e santo temor? Santidade “convém” à casa de Deus, diz o Salmista — isto é, combina com ela. As únicas duas outras ocorrências na Bíblia da palavra hebraica usada aqui mostram que ela fala de algo que enfeita e ornamenta. Lemos que as faces da Noiva são “formosas” (Ec 1:10), e que “formosos” também são os pés do que anuncia o Evangelho e diz: “O teu Deus reina” (Is 52:7). Assim também, aquilo que dá formosura à casa de Deus é a sua santidade.

Isto é, quando achamos que é mais importante satisfazer aos caprichos humanos do que honrar a santidade de Deus, a igreja local perde sua formosura! Quando esquecemos da santidade daquele em cuja presença reunimos, estamos deixando de ornamentar a casa de Deus!

Que possamos continuar nos alegrando no fato de que o Senhor reina — e lembremos também que Ele é o Senhor, glorioso na Sua santidade.


© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?