Wednesday, 9 December 2020

Intimidade — Meditações 241

Desde 21 de Março de 2020 temos tido dificuldade de reunir com a igreja local em Pirassununga devido à pandemia.Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Quarta-feira, 09/12/2020

Intimidade — Meditações 241

Mais um pequeno detalhe em Gênesis cap. 18. O capítulo começa dizendo: “Depois apareceu-lhe o Senhor”. Depois de que? Depois que Abraão obedeceu ao Senhor na questão da circuncisão (17:23-27). Deus pediu dele algo que nenhuma cultura daqueles dias conhecia, e que afetaria de forma muito íntima todos eles — a Abraão obedeceu.

Depois disto o Senhor a apareceu a ele — mas veja como a cena torna-se progressivamente mais íntima.

No começo (v. 1-8), Abraão está servindo ao Senhor e seus dois companheiros de viagem (provavelmente ele não sabia que era o Senhor e dois anjos). Enquanto eles ficaram recostados debaixo duma árvore (v. 4), Abraão ficou “em pé junto a eles” (v. 8) observando-os comer.

Numa segunda etapa (v. 9-15), o Senhor começa a revelar a Abraão seus propósitos para ele. Lembra-nos de uma reunião — o Senhor fala com Abraão na presença dos dois anjos, enquanto Sara (v. 10) e provavelmente alguns servos ouvem. Tudo é público.

A reunião termina, e o Senhor começa a afastar-se com os dois anjos — mas “Abraão ia com eles, acompanhando-os” (v. 16). E agora, em particular, o Senhor mostra a intimidade que Abraão desfrutava com Deus, ao dizer que não ocultará dele o que pretende fazer (v. 17). Assim só Abraão recebe estas revelações de Deus na presença dos anjos. Que privilégio.

Mas havia algo mais precioso ainda — os dois anjos afastaram-se para cumprir sua missão, e “Abraão ficou ainda em pé diante da face do Senhor. E chegou-se Abraão, dizendo …” (v. 22-23). Agora não há mais ninguém — só o Senhor e Abraão. E o servo então aproxima-se do seu Senhor, derrama a sua alma perante Ele (I Sm 1:15), e ouve o Senhor dizer coisas que nenhum outro ser humano ouviu (e nem os dois anjos!).

Realmente, “o segredo do Senhor [‘intimidade’, diz a Atualizada] é para aqueles que O temem” (Sl 25:14). Amy Carmichael escreve: “Precisamos encontrá-lO a sós. O que eu sei sobre isto?”


© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?