Tuesday 22 December 2020

Fumaça no Meu nariz — Meditações 254

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Terça-feira, 22/12/2020

Fumaça no Meu nariz — Meditações 254

Como é desagradável sentir fumaça no nariz! A linguagem poética usada pelo Senhor em Isaías 65:5 mostra claramente que o comportamento do povo de Israel irritava ao Senhor.

E o que faziam de tão irritante? No contexto imediato, temos uma acusação de hipocrisia farisaica, que fecha uma lista de erros. A lista começa no v. 3, e termina no v. 5 com as palavras: “… que dizem: Fica onde estás, e não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu. Estes são fumaça no Meu nariz, um fogo que arde todo o dia.” (Is 65:3-5).

A expressão “fumaça no Meu nariz” descreve as quatro classes de pecado da lista, mas está mais próximo deste último — o mesmo pecado dos fariseus, que o Senhor criticou tão severamente quando esteve aqui (veja os oito “Ai de vós” dirigidos a eles em Mateus 23).

O título característico de Deus em Isaías é “Santo” (veja Nota) — pense em como deve ser irritante para o Santo de Israel ver um pecador imundo dizendo a outro pecador: “Fica onde estás, e não te chegues a mim, porque eu sou mais santo do que tu”.

Como assim, “mais santo do que tu!” — os dois são pecadores!

O erro é muito óbvio — mas como é fácil cair nele! Se queremos andar com Deus, certamente iremos procurar corrigir nossa vida de acordo com o que Ele revelou. Aí vemos outro que se diz cristão, e não parece se preocupar com seu pecado. Aquela tranquilidade dele em fazer o que sabemos que desagrada a Deus nos irrita, e a reação normal é dizer como Israel: “Fica longe de mim; eu sou mais santo do que você!”

É uma “reação normal” — mas repare que é uma reação que irrita a Deus! É como fumaça no Seu nariz!

“Então quer dizer que devemos aceitar tudo, e andar junto com os pecadores?”

Claro que não; o problema não está em manter distância dos pecadores (veja Is 52:11, onde somos exortados a isto), mas no motivo por que fazemos isso!

Um ex-alcoólatra, convertido pela graça de Deus, recusou um convite para beber álcool, citando as palavras de Zacarias 3:2: “Não é este um tição tirado do fogo?”

“Quer dizer que você é melhor do que nós agora, e não quer mais nossa companhia?” retrucou seu “amigo”.

“Não”, ele respondeu, “é o contrário. Há uma diferença enorme entre um galho verde e um tição. Um galho verde custa a queimar, mas basta uma pequena fagulha para que o tição pegue fogo novamente. Eu não sou um galho verde, forte e resistente ao fogo — eu sou um tição que acabou de ser tirado do fogo. Não posso te acompanhar, pois tenho medo de chegar perto daquilo que tanto mal me causou! Não posso te acompanhar, pois sei o quanto sou fraco!”

Devemos viver separados dos pecadores — mesmo daquele que, “dizendo-se irmão”, for pecador (aliás, principalmente deste; veja I Coríntios 6:9-13). Esta questão é simples — o problema é como fazemos isto.

Se sentimos no coração o mesmo que o irmão mencionado acima, o “tição tirado do fogo”, estaremos agradando a Deus. Mas se sentirmos como o povo de Israel nos dias de Isaías (“Fica longe de mim — eu sou mais santo do que você”), nossa pseudo-santidade será como fumaça no nariz de Deus!

Que Ele nos dê força para sermos santos, e graça para sermos conscientes da nossa própria fraqueza. 
 

__________________
NOTA: Em Isaías Deus é o Deus Santo — neste livro Ele é chamado “o Santo de Israel” (ou algum título semelhante, como “Santo de Jacó”, “o Santo”, etc.) pelo menos 32 vezes (Isa 1:4; 5:16, 19, 24; 6:3; 10:17, 20; 12:6; 17:7; 29:19, 23; 30:11, 12, 15; 31:1; 37:23; 40:25; 41:14, 16; 20; 43:3, 14, 15; 45:11; 47:4; 48:17; 49:7 [2x]; 54:5; 55:5; 57:15; 60:9, 14). Em Jeremias Ele é chamado “Santo” em apenas dois lugares (Jr 50:29; 51:5), e em Ezequiel, apenas uma vez (Ez 39:7).


© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?