Thursday 10 December 2020

Um capítulo impressionante — Meditações 242

Desde 21 de Março de 2020 temos tido dificuldade de reunir com a igreja local em Pirassununga devido à pandemia.Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Quinta-feira, 10/12/2020

Um capítulo impressionante — Meditações 242

Isaías 40

Isaías é o único livro da Bíblia que contém sessenta e seis capítulos (que é exatamente a quantidade de livros que há na Bíblia). E assim como a Bíblia se divide em trinta e nove livros no VT e vinte e sete no Novo, assim os últimos vinte e sete capítulos de Isaías formam uma parte bem distinta do livro.

O cap. 1 começa falando repetidas vezes sobre o pecado de Israel, mas o cap. 40 começa dizendo: “Consolai, consolai o Meu povo, diz o vosso Deus.”

Até o cap. 39, Isaías está avisando o povo do juízo vindouro. Depois que a Assíria levou Israel cativo e tentou invadir Judá, Isaías provavelmente afastou-se da vida pública, e as profecias messiânicas que temos a partir do cap. 40 podem ter sido escritas cerca de vinte anos depois, possivelmente durante o reinado de Manassés, quando o profeta, mais maduro, é usado por Deus não para avisar do juízo vindouro, mas para consolar o povo com promessas de livramento e bênção.

A condenação muito evidente no começo do livro se transforma em consolação a partir do cap. 40. Obviamente há promessas de consolo na primeira parte (cap. 11, por exemplo) e há condenação na segunda (64:6, por exemplo) — mas a ênfase em cada parte é bem distinta.

Se o cap. 40 começa bradando em alto e bom som: “Consolai!”, podemos perguntar: “Por quê? Qual é a base deste consolo?” A resposta está no cap. 40, e inclui os propósitos de Deus, o poder de Deus e a provisão de Deus.

Os propósitos e planos de Deus (vs. 1-11)

“Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus” (v. 3). Essas palavras não parecem ser muito impressionantes — mas (até onde sei) este é o único versículo do VT que é citado pelos quatro evangelistas. Existem dois ou três outros exemplos de versículos do VT que são referenciados pelos quatro (por exemplo, Salmo 69:21), mas de forma indireta. Mas quanto a Isaías 40:3, Mateus, Marcos, Lucas e João fazem questão de enfatizar que estas palavras (aparentemente não muito importantes) foram profetizadas no VT.

E hoje, é fácil perceber a importância delas! Setecentos anos antes do fato, Deus revelou a Isaías que, quando chegasse o tempo do livramento, um precursor viria preparando o caminho do Senhor! Deus estava dizendo: “Haverá um livramento futuro. Eu já tenho o cronograma deste livramento traçado, pronto para ser colocado em andamento. Nada será feito de forma atrapalhada ou atropelada — tudo será feito na hora certa, na sequência certa”.

E assim aconteceu. Trinta e poucos anos antes da redenção ser realizada lá no Calvário, um anjo foi enviado para notificar Zacarias e Isabel sobre o nascimento desta “voz do que clama no deserto”, e os eventos foram sendo cumpridos perfeitamente, um após o outro, exatamente como Deus revelou pelo profeta.

O paralelo com os nossos dias é claro. Hoje, nós aguardamos não um precursor, mas “o Senhor mesmo” (I Ts 4:16). O Arrebatamento dará início à série de acontecimentos que consumarão os propósitos de Deus em relação à humanidade. O dia (e até a hora — Mt 24:36) da segunda vinda do Senhor já estão marcados — mas antes disto, nosso Senhor vem nos levar para a casa do Pai! Tudo já está planejado e preparado!

“Portanto, consolais-vos uns aos outros com estas palavras” (I Ts 4:18). Quem sabe seja hoje!

Estou atento, aguardando pela voz a me chamar;
Penso, até, que ouço os passos dEle vindo me buscar!
(https://youtu.be/ZZsBjijdDMo)


© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?