Quarta-feira, 02/12/2020
Não existe “acaso” — Meditações 234
Corrie Ten Boom (1892-1983) tornou-se mundialmente conhecida pelo livro “O Refúgio Secreto”. Ela e sua família, tementes a Deus, esconderam muitos judeus em sua casa durante o Holocausto — até que foram presos e levados para um campo de concentração. O pai e a irmã de Corrie morreram em cativeiro.Entre os muitos relatos de como Deus agiu na vida dela em meio às terríveis experiências pelas quais passou, menciono apenas um, ocorrido numa noite tensa na Holanda durante a Segunda Guerra. Aviões sobrevoavam a cidade, e o barulho da artilharia anti-aérea tornava difícil dormir. Ouvindo sua irmã mexendo em algo na cozinha, Corrie saiu da cama, desceu para o andar térreo da casa, e foi conversar um pouco com ela. Conversaram até que o bombardeio havia passado, e tudo estava quieto novamente.
Voltando para o quarto na escuridão total (devido ao “blackout”, luzes à noite eram usadas com extrema cautela para não dar aos aviões inimigos nenhuma pista de onde havia construções habitadas), ela foi tateando na cama, procurando o lugar onde estava seu travesseiro. De repente, deu um grito de dor ao sentir algo cortando sua mão. Sua irmã veio ver o que havia acontecido, e, acendendo uma vela, perceberam que havia um pedaço de metal extremamente afiado, de cerca de 25cm, no travesseiro de Corrie! Alguma explosão próxima havia lançado o pedaço de metal pelo ar.
Corrie disse, assustada: “Betsie, se eu não tivesse ouvido você na cozinha …”
A irmã interrompeu: “Não fale mais nada, Corrie! Não existe ‘se’ no mundo de Deus. Andar conforme a vontade dEle é a nossa segurança”.
Foi da vontade de Deus levar Betsie para o Céu pouco tempo depois, no terrível campo de concentração Ravensbrück, enquanto Corrie viveu até aos 81 anos. Suas experiências na guerra foram terríveis, mas capacitaram esta serva de Deus a ajudar incontáveis cristãos nas suas angústias.
A fé das irmãs ten Boom serve como exemplo para nós hoje: “Não existe ‘se’ no mundo de Deus!” Bem disse o Senhor através de Isaías:
Eu sou Deus, e não há outro Deus,
Não há outro semelhante a Mim,
Anunciando o fim desde o princípio,
E desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam;
E dizendo: O Meu conselho será firme,
E farei toda a Minha vontade.
(Is 46:9-10).
Confiemos neste Deus onipotente hoje, e sempre.
* Nota: Parece que todos os livros que li na juventude foram transformados em filme! Pesquisei hoje e achei um filme (dublado em português) sobre “O refúgio secreto”. Não assisti, mas deve ser bom (possivelmente seja tenso, então prossigam com cautela):
https://www.youtube.com/watch?v=IftB3vtY8cs
© 2020 W. J. Watterson
No comments:
Post a Comment