Saturday, 12 December 2020

Apocalipse 1:8 — Meditações 244

Desde 21 de Março de 2020 temos tido dificuldade de reunir com a igreja local em Pirassununga devido à pandemia.Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Sábado, 12/12/2020

Apocalipse 1:8 — Meditações 244

Após mostrar que Cristo é o assunto principal do Apocalipse (vs. 1-3), e descrever a glória da Sua pessoa e da Sua obra (vs. 5-6), João apresentou a promessa gloriosa da Sua vinda (v. 7).

Agora o próprio Senhor fala, pela primeira vez neste livro, e nos apresenta uma série de nomes e títulos que Ele possui.

O Alfa e o Ômega 

É proveitoso considerar este título junto com outros dois que ocorrem três ou quatro vezes cada em Apocalipse. São característicos deste livro (a única outra ocorrência de algum deles é em Isaías, onde três vezes lemos que Jeová é o Primeiro e o Último), e ocorrem juntos apenas em 22:13. São: Alfa e Ômega (1:8, 11; 21:6; 22:13), o Princípio e o Fim (1:8; 21:6; 22:13), e o Primeiro e o Último (1:11, 17; 2:8; 22:13).

Todos estes títulos trazem à nossa mente a ideia de algo completo, algo eterno; todos falam de algo que vai do começo ao fim. Mas há diferenças.

a. Totalidade no ensino

No primeiro destes títulos a ideia destacada é a de revelação, pois Alfa e Ômega são, respectivamente, a primeira e a última letra do alfabeto grego — representam aqui tudo aquilo que pode ser escrito. Tudo que precisamos saber sobre o Pai foi revelado pelo Filho; tudo aquilo que o Pai quis revelar ao mundo pode ser visto no Filho, e não há nada revelado que não se encontra nEle.

Quando Filipe pediu: “Senhor, mostra-nos o Pai”, o Senhor respondeu: “Estou há tanto tempo convosco, e não Me tendes conhecido, Filipe? Quem Me vê a Mim vê o Pai” (Jo 14:8-9). Que palavras profundas! Você quer conhecer o Pai? Então, estude o Filho! Você quer ver o Pai? Olhe para o Filho! Você quer estar em comunhão com o Pai? Aproxime-se do Filho!

O Senhor Jesus é o Alfa e o Ômega: tudo que o Pai deseja revelar está no Filho.

b. Totalidade na execução 

O título “o Princípio e o Fim” destaca ação. Tudo começa com Ele, tudo termina com Ele.

Volte atrás até o ponto onde tudo começou, até ao princípio; lá está o Senhor Jesus, realizando a vontade do Pai. “Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e sem Ele nada do que foi feito se fez” (Jo 1:3). “Porque nEle foram criadas todas as coisas … Tudo foi criado por Ele e para Ele” (Cl 1:16). Tudo começou com Ele; sem Ele, nada teria sido criado.

Além disto, tudo termina com Ele. O fim só virá depois que Ele “tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. Porque convém que reine até que haja posto a todos os Seus inimigos debaixo de Seus pés” (I Co 15:24-25). O plano de Deus para este mundo não pode terminar até que o Senhor cumpra o Seu papel, até que Ele seja vitorioso sobre tudo e sobre todos. O mundo não irá terminar com uma guerra atômica, muito menos com a colisão de algum meteoro. O fim só virá quando “todas as coisas Lhe estiverem sujeitas” (I Co 15:28).

Cristo é o Princípio do plano divino para este Universo; foi com Ele que tudo começou. Cristo é o Fim do plano divino para este Universo; é com Ele que tudo irá terminar. Tudo que o Pai faz, faz através do Filho. 

c. Totalidade na existência 

Em terceiro lugar, lemos que Ele é “o Primeiro e o Último”; este título destaca a Sua existência eterna.

Ele é aquele que revela toda a vontade do Pai; Ele é aquele que executa toda a vontade do Pai; e este, diz o Pai, é o grande “Eu Sou”. Desde a eternidade passada, e para sempre, Ele está ensinando e executando; mas também, desde a eternidade passada, e para sempre, Ele é! 

Ele existe muito antes da Sua encarnação, quase dois mil anos atrás. Ele existe muito antes da criação do mundo, ou da criação dos anjos. Ele é “sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida” (Hb 7:3). Como deveríamos adorar diante de tal verdade! O Menino que nos nasceu, o Filho que se nos deu, chama-se Pai (não “Filho”) da Eternidade (Is 9:6)! Minha mente, tão limitada, não consegue nem compreender a grandeza da eternidade; mas eis um Homem que é o Pai da eternidade! Eis um Homem que nunca começou a existir, que nunca deixará de ser Deus. Os judeus zombavam dEle: “Ainda não tens cinquenta anos”. Mas com dignidade divina Ele podia responder: “Em verdade, em verdade vos digo, que antes que Abraão existisse, Eu Sou” (Jo 8:56-58).

O Senhor Jesus é o Primeiro e o Último. Tudo que o Pai é, o Filho sempre foi! 

d. Conclusão 

O Senhor Jesus Cristo é eterno. Ele é o Alfa e o Ômega (Ele revela-nos tudo que o Pai deseja revelar), o Princípio e o Fim (Ele faz tudo que o Pai deseja que seja feito), o Primeiro e o Último (Ele é tudo que o Pai é). Seja qual for a esfera que você contemplar, Cristo em tudo se destaca. Na esfera do ensino, Ele é o Alfa e o Ômega. Na esfera das obras, Ele é o Princípio e o Fim. E quanto à Sua existência, Ele é o Primeiro e o Último.

“A Ele, pois, glória e poder para todo o sempre” (Ap 1:6).


© 2020 W. J. Watterson

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