Friday 18 December 2020

“Não pequei” — Meditações 250

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Sexta-feira, 18/12/2020

“Não pequei” — Meditações 250

Não — estas palavras não são minhas! Infelizmente, minhas são as palavras de Davi: “Eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim” (Sl 51:3). Cada vez mais tenho consciência que sou pecador.

A citação acima veio do livro de Jeremias, quando Deus repreendeu o Seu povo porque eles pecaram abertamente contra Deus. O pecado deles era tão descarado que o Senhor disse, usando linguagem figurada, que nem precisou cavar para encontrar a culpa deles (Jr 2:34).

Pecaram sem vergonha — que vergonha! Mas havia algo pior: além de todos os pecados que cometeram, o Senhor os acusa porque “ainda dizes: Sou inocente … Eis que entrarei em juízo contigo, porquanto dizes: Não pequei” (2:35).

Pecar era terrível — não reconhecer este pecado era pior ainda. Não deveríamos pecar — mas quando pecamos, deveríamos, o mais depressa possível, reconhecer nossa falha.

Como Davi ensina no Salmo 32: “Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a Tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá) Confessei-Te o meu pecado, e a minha maldade nã encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e Tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá)” (Sl 32:3-5).

Que jamais sejamos culpados do erro de Israel — pecar, e depois dizer: “Não pequei!” Lembre que “o caminho da mulher adúltera é assim: ela come, depois limpa a sua boca e diz: Não fiz nada de mal!” (Pv 30:20).

Convém atentar ao aviso das Escrituras: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Pv 28:13).

Amém!


© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?