Tuesday 1 December 2020

Sentado atônito — Meditações 233

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Terça-feira, 01/12/2020

Sentado atônito — Meditações 233

Duas vezes em Esdras cap. 9 (vs. 3 e 4) encontramos a expressão usada no título acima. Esdras estava tão confuso e chateado com o pecado da nação que permaneceu sentado em silêncio por um longo tempo, “até ao sacrifício da tarde”, sem dizer nada. Mas, se ele não conseguia organizar os seus pensamentos, Deus sabia o que se passava na mente dele!

Em outro contexto, Amy Carmichael escreveu: “As vezes não conseguimos encontrar palavras. Nem sempre precisamos delas … Não tenha medo do silêncio nas suas orações. As vezes é necessário ouvir, não falar” (Thou givest, they gather).

Davi, reconhecendo que a Criação de Deus é perfeita (Sl 19:1-6) e a comunicação de Deus na Sua Palavra também o é (Sl 19:7-11), desejava ter um caráter perfeito (Sl 19:12-14). Ele resumiu seu desejo assim: “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a Tua face”! Muitas vezes falamos mais eloquentemente quando não abrimos a boca!

O mesmo Davi reconheceu que o Senhor conhecia o pensamento dele “de longe”, e que antes dele pronunciar palavra alguma, o Senhor já sabia de tudo (Sl 139:2-4).

Crendo nisto, entenderemos que muitas vezes é proveitoso sentar-se na presença de Deus sem dizer nada, sabendo que Ele está lendo os nossos pensamentos. Talvez sejam pensamentos confusos — quem sabe, pensamentos que teríamos vergonha de expor a qualquer outro. Mas para que tentar esconder algo dEle? É inútil — mais importante ainda, é desnecessário!

Melhor dizer como Davi, no final do Salmo já citado: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos” (Sl 139:23).

No grande silêncio da alma,
Tu deste-me tal penhor:
Chamaste-me Teu amigo,
E eu Te chamei Senhor!
Com outros eu tenho reservas,
Segredos que guardo pra mim;
Mas, oh, quanto a Ti, meu Amado,
A Ti, digo tudo, enfim.  
(H. e C. 383)

© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?