Thursday 31 December 2020

Quem diria! — Meditações 263


Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Quinta-feira, 31/12/2020

Quem diria! — Meditações 263

Quem diria que 2020 acabaria desta forma? Quem diria que muitas igrejas estariam sem reunir, e muitas outras reunindo com restrições? Quem diria que muitos irmãos e irmãs estariam em casa, em isolamento parcial ou total? Quem diria que haveria tanta polarização no mundo político (tomemos cuidado para não seguirmos seus passos!)? Quem diria que estaríamos cercados de incertezas e dúvidas sobre como será o Ano Novo?

Eu certamente não sabia — nem nos meus mais sombrios pesadelos imaginava que terminaríamos 2020 desta forma! Mas me conforta, hoje, lembrar daquilo que a Palavra de Deus nos ensinou vez após vez nestas Meditações: Deus já sabia de tudo!

Quando o ano começou, Ele já via o seu final. Quando eu dei de ombros para as primeiras notícias sobre a nova doença de Wuhan, Ele já sabia que o mundo inteiro seria afetado por ela. Ele sabia de tudo, e controlou tudo que aconteceu.

Você já tentou entender o que isto quer dizer? Quantas perguntas surgem deste fato tão sublime e majestoso! Há muitos “Por quê?”, “Até quando?” e “Como?” que não entendemos — mas há um Salmo de apenas três versículos que nos ajuda nestas horas. Ele foi compartilhado comigo hoje, e passo adiante o que recebi:

_________________________________ 
Cântico dos degraus, de Davi.

Senhor, o meu coração não se elevou, 
Nem os meus olhos se levantaram; 
Não me exercito em grandes matérias, 
Nem em coisas muito elevadas para mim. 

Certamente que me tenho portado e sossegado 
Como uma criança desmamada de sua mãe; 
A minha alma está como uma criança desmamada. 

Espere Israel no Senhor, 
Desde agora e para sempre. 
_________________________________ 

Que seja esta a nossa oração no início deste ano. Não devo desejar coisas que estão além do meu poder aquisitivo (Jr 45:5); não devo exigir respostas para coisas que são “muito elevadas para mim”. Como uma criança já desmamada deita no colo da mãe, satisfeita com o abraço dela e não chorando mais impaciente pelo seu leite, que possamos dizer: “Certamente que me tenho sossegado — estou tranquilo na presença de Deus. Se Ele esclarecer minhas dúvidas, ótimo; se não esclarecer, também está ótimo!”

2021 será melhor ou pior que 2020? Não sei! Mas Ele sabe, e isto basta! Eu não sou onipotente ou onisciente, e não posso tentar resolver ou saber tudo — sou apenas uma criança desmamada no colo de sua mãe, sossegado e confiante.

Que possamos esperar no Senhor, desde agora e para sempre. Amém.


© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?