Tuesday 29 December 2020

Uma grande obra — Meditações 261

Desde o dia 21 de Março de 2020 a igreja local em Pirassununga esteve impossibilitada de reunir normalmente, devido à quarentena decretada no estado de São Paulo. Hoje já podemos reunir (com restrições) — estamos gratos por isso, mas não é o ideal. Durante este período tenho enviado aos irmãos e irmãs da igreja local pequenas mensagens de texto para nosso ânimo mútuo. Estas mensagens estão sendo arquivadas aqui — talvez ajudem mais alguém.

Terça-feira, 29/12/2020

Uma grande obra — Meditações 261

As primeiras palavras registradas do Senhor Jesus aqui na Terra são: “Por que é que Me procuráveis? Não sabeis que Me convém tratar dos negócios de Meu Pai?” (Lc 2:49). Não foram as primeiras palavras dEle, mas as primeiras que o Espírito Santo escolheu registrar, e mostram a consciência que Ele tinha de que havia uma grande obra a ser feita em nome do Pai, e Ele é quem iria realizá-la.

Ele tinha apenas doze anos de idade — mas já tinha plena consciência da Sua missão! E o que Ele fez em seguida? Lucas escreve, na sequência: “E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito” (v. 51)! Quanta profundidade de ensino nas atitudes e experiências desta Criança!

Ele passou os próximos dezoito anos na obscuridade, trabalhando numa carpintaria — mas sempre tratando dos negócios do Seu Pai. Até que chegou a hora, estabelecida na eternidade, de resolver para sempre o problema do pecado.

Ele então deixou Nazaré, e “andou por toda parte fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo” (At 10:38). Caminhou resoluto até a Cruz, onde “Se entregou a Si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave” (Ef 5:2).

Ao final daquelas seis horas terríveis sobre a cruz, Ele disse: “Está consumado! Pai, nas Tuas mãos entrego o Meu espírito!” A grande obra que esteve diante dEle desde a infância estava consumada!

O Espírito escolheu registrar como Suas primeiras palavras aqui na Terra: “Me convém tratar dos negócios de Meu Pai”, e como últimas palavras antes da morte: “Está consumado!”

Em verdade, foi uma grande obra, perfeitamente consumada. Com fidelidade absoluta, e zelo perfeito, Ele tratou dos negócios do Seu Pai!

“Jesus disse-lhes: A Minha comida é fazer a vontade daquele que Me enviou, e realizar a Sua obra” (Jo 4:34).

Sigamos Seu exemplo hoje.


© 2020 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?