Wednesday 8 June 2022

A mulher prostituta

Diante do grito do povo e do barulho das trombetas, os muros de Jericó ruíram, e o exército de Israel correu para destruir a ímpia Jericó. Mas alguns soldados mais perto de Josué ouviram-no dizer: “Entrai na casa da mulher prostituta, e tirai-a de lá com tudo quanto tiver” (Js 6:22).


Hoje, sabendo da história completa e da fé de Raabe, entendemos — mas o que será que os soldados pensaram? “Salvar uma meretriz? Deve haver pessoas melhores do que ela em Jericó! Quantas meninas inocentes deveriam ser salvas antes desta mulher prostituta!”


Josué não tentou esconder a condição indigna dela, dizendo apenas: “Entrai na casa de Raabe e salvai-a” — a Bíblia registra explicitamente que esta que seria salva era “a mulher prostituta”! Ela não estava sendo salva porque era santa e piedosa, mas porque ela creu em Deus e na Sua graça.


Este detalhe é uma forma de Deus nos lembrar que todos nós que somos salvos hoje não fomos salvos porque éramos melhores do que os demais habitantes de Jericó, ou melhores do que Raabe! Somos salvos porque Deus teve misericórdia de nós, e nós aceitamos a Sua graça. Mas não merecíamos isto.


Quantas vezes, pensando na paz com Deus que temos (Rm 6:1), e no fato que hoje somos agradáveis a Deus no Amado (Ef 1:6), sentimos orgulho ao invés de gratidão! Devemos nos gloriar no que Deus nos deu, sim, mas precisamos também ter mais da atitude que Israel terá quando Deus finalmente restaurá-los: “Então vos lembrareis dos vossos maus caminhos, e dos vossos feitos, que não foram bons; e tereis nojo em vós mesmos das vossas iniquidades e das vossas abominações” (Ez 36:30-31).


O salvo não deve ter dúvidas quanto à sua aceitação diante de Deus, mas deve ter confiança em Deus, pois todos os seus pecados foram perdoados. Mas esta confiança não deve produzir orgulho — o salvo deve ter nojo de si mesmo, pois ele nunca mereceu este perdão! Confiança e orgulho não combinam, muito menos covardia e nojo — mas confiança em Deus e nojo de nós mesmos combinam!


Que sirvamos a Deus com confiança e com humildade!


Tudo que tenho foi Deus quem me deu;

Foi Sua graça que me socorreu!

Não pelas obras — só pelo crer —

Fui salvo sem nada merecer.


Salvo sem nada merecer (bis)

Eis minha história:

A Deus seja a glória.

Fui salvo sem nada merecer.





© 2022 W. J. Watterson


No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?