Uma das cenas mais impressionantes da Bíblia está registrada em I Samuel 7:7-12, onde lemos de duas vacas seguindo “um mesmo caminho, andando e berrando, sem se desviarem nem para a direita nem para a esquerda”. Cada passo decidido delas dizia: “Eu sei aonde estou indo …”; cada berro respondia: “… mas eu não quero ir por aqui! Quero meu filhote!”
Foi uma manifestação impressionante do poder de Deus. Os filisteus, querendo saber se a arca era realmente santa ou não, preparam um teste. Colocaram a arca sobre uma carroça atrelada a duas vacas, e deixaram os animais escolherem seu próprio caminho: ou levar a arca até Israel, ou voltar aos seus bezerros. Mas antes, fizeram tudo para que as vacas não fossem para Israel:
• Escolheram vacas com crias, e as separaram dos filhotes;
• Eram vacas que nunca haviam sido atreladas antes.
Ou seja, todo o instinto natural das vacas diria para elas recusarem aquela carga, e voltarem para suas crias. Mas contrariando todo o instinto natural, Deus fez as vacas levarem a arca diretamente para a terra de Israel, sem se desviarem nem para a direita nem para a esquerda!
E ainda mais impressionante do que o caminhar decidido delas eram os seus berros! Devem ter chamado a atenção de muitos, que pensaram: “Elas não querem ir, mas precisam ir! Uma força maior que o instinto natural — maior até que o instinto maternal — está controlando estes animais!”
Deus, o Criador, controla Sua Criação (leia o Salmo 104, principalmente os vs. 20-21). Nossa vida e nossos caminhos também estão nas mãos dEle. Ele não nos forçará a fazer o que não queremos — mas que privilégio servi-lO conscientemente e alegremente!
Animais irracionais podem ser forçados a ir contra seus instintos, mas nós temos um chamado maior! Somos “servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; servindo de boa vontade” (Ef 6:6-7).
© 2022 W. J. Watterson
No comments:
Post a Comment