Sunday 5 June 2022

Resumo das ofertas

Nos últimos domingos temos meditado sobre os cinco tipos de oferta mencionados em Levítico caps. 1 a 7. Talvez um resumo ajude a nossa compreensão deste assunto tão importante.


Estas cinco ofertas revelam um pouco da perfeição do nosso Salvador. O holocausto nos lembra de como Ele “Se ofereceu a Si mesmo imaculado a Deus” — sem mancha, sem defeito, e sem reservas! A oferta de alimentos, que acompanhava cada holocausto, fala do valor daquela vida perfeita que Ele ofereceu. Sua morte teve tanto valor devido ao valor da Sua vida! Estas duas primeiras ofertas falam da completa satisfação que Deus recebeu de Seu Filho lá na cruz.


As últimas duas ofertas tem uma ênfase diferente — tratam do nosso problema. Na oferta pela culpa vemos que os erros e transgressões, tão comuns na nossa experiência, foram perdoados pelo nosso substituto (e houve restituição de sobra!). Na oferta pelo pecado vemos que até a nossa natureza pervertida e imunda foi purificada pelo valor da morte de Cristo “fora do arraial”.


A oferta pelo pecado e a oferta pela culpa me lembram que o problema do pecado foi resolvido pela morte do Senhor Jesus, e eu estou satisfeito com Ele. O holocausto e a oferta de manjares me lembram que a vida perfeita entregue em holocausto no altar do Calvário satisfez plenamente a Deus. E assim, Deus pode sentar-se comigo à mesa, e eu posso me alegrar naquele que também alegra ao Pai. Isto é o que representa a oferta pacífica: pela morte de Cristo tenho sustento, alegria e comunhão com Deus.


“No Cordeiro já minha alma

Seu descanso eterno tem;

Deus contente está com Cristo,

E eu contente estou também!”

(H. e C. nº 242)


Certamente a eternidade será proveitosamente ocupada em discernir estes aspectos de Cristo nos Evangelhos. Como será precioso aprender mais sobre a vida perfeita da Oferta de Alimentos, vista nos quatro evangelhos; perceber mais detalhes em João sobre a dedicação e entrega total do “Holocausto verdadeiro, e de rico e suave cheiro” (H. e C. nº 528); descobrir quantos detalhes em Lucas falam sobre paz e comunhão, ilustrando a verdadeira Oferta Pacífica; olhar novamente para Marcos e ver quantos detalhes dele realçam a santidade de Deus ao tratar com Seu Filho na condição de Oferta pelo Pecado; e ouvir o evangelho de Mateus descrevendo a justiça perfeita de um Deus justo, que encontrou plena satisfação (com uma quinta parte a mais!) naquela perfeita Oferta pela Culpa.


Como é preciosa a “cruz de nosso Senhor Jesus Cristo” (Gl 6:14). Que esta breve meditação sobre alguns aspectos das ofertas de Levítico 1 a 7 nos ajude a apreciar um pouco mais deste mar imensurável que iremos explorar durante toda a eternidade.






© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?