Monday 13 June 2022

Eu pagarei!

Como são preciosas estas palavras que Paulo dirigiu a seu velho amigo Filemon. Intercedendo pelo escravo fugitivo, Onésimo, que agora era irmão em Cristo, Paulo escreve: “Se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta. Eu, Paulo, de minha própria mão o escrevi; eu o pagarei” (Filemon 18-19).


Elas nos lembram das palavras do bom samaritano. Depois de socorrer o forasteiro ferido e deixá-lo repousando numa estalagem, ele diz ao dono do lugar: “Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar” (Lc 10:35).


Dois exemplos de alguém pronto a pagar uma dívida, sem se importar com seu valor! Independentemente de quanto Onésimo devia, Paulo diz: “Eu pagarei”. Independentemente de quanto o hospedeiro gastasse, o samaritano diz: “Eu pagarei!”


Afirmações assim chamam a nossa atenção para duas virtudes de quem fala: sua compaixão e sua capacidade. Não importa quanto for a dívida, ele quer pagá-la; não importa quanto for a dívida, ele consegue pagá-la!


Aplique isto a nós e Deus. Nosso pecado era uma dívida incalculável! Montanhas enormes de pecado e rebeldia nos impediam de ver a Deus, ou até de querer vê-lO! Mas nos planos eternos de Deus, o Filho amado disse: “Eu o pagarei!”


Quando este plano de redenção foi apresentado pela primeira vez aos anjos, podemos imaginá-los prostrando-se em adoração e dizendo: “Amém, Senhor. Conhecemos Teu coração, e sabemos que só Tu amas a humanidade tanto assim para desejar salvá-los. E conhecemos Teu poder; só Tu és capaz de salvá-los!”


Na plenitude dos tempos o plano foi consumado e o preço foi pago. E agora podemos erguer os olhos aos Céus e contemplarmos nosso Salvador, aquele que “pode salvar totalmente os que por Ele se chegam a Deus” (Hb 7:25).


Sejamos eternamente gratos por aquele que nos “amou até o fim” (Jo 13:1). Quando todos falharam e viraram as costas, Ele Se apresentou diante de Deus, apontou para a podridão imensa do nosso pecado, e disse: “Eu o pagarei!”


Glória seja dada a Ele para sempre.





© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?