Thursday 2 June 2022

Tudo!

A. J. Higgins resumiu o Evangelho com dois versículos tirados de parábolas: “Havendo ele gastado tudo … começou a padecer necessidades” (Lc 15:14); “Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a” (Mt 13:46).


O primeiro versículo descreve o nosso comportamento natural — tudo que recebemos de Deus gastamos conosco mesmos. Somos com a esposa infiel de Oseias, da qual o Senhor disse: “Ela não reconhece que Eu lhe dei o grão, e o mosto, e o azeite, e lhe multipliquei a prata e o ouro, que eles usaram para Baal” (Os 2:8). Deus dá aos homens saúde, inteligência, Sol e chuva, “a vida, e a respiração, e todas as coisas” (At 17:25) — e a humanidade gasta isto para seu próprio divertimento, não apenas esquecendo de Deus, mas até negando a existência do Criador!


E o que Deus fez em troca? O segundo versículo responde: Ele vendeu tudo quanto tinha para resgatar pecadores egoístas e ingratos! O Senhor Jesus Cristo, sendo rico, por amor de nós Se fez pobre, para que pela Sua pobreza enriquecêssemos (II Co 8:9). Ele trocou os “palácios de marfim” (Sl 45:8) pela manjedoura. Aquele que “sustenta todas as coisas pela palavra do Seu poder” (Hb 1:3) veio na forma de um Bebê sustentado pelos braços de Maria. Aquele que “não é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa” (At 17:25), sentou-se à beira de um poço e pediu água para uma mulher! Aquele que se veste de majestade (Sl 93:1) permitiu que o ímpio e imundo Herodes O desprezasse, e escarnecendo dEle, O vestisse de uma roupa resplandecente num ato de zombaria terrível (Lc 23:11). Aquele que nunca conheceu ou cometeu pecado, permitiu que Deus O fizesse pecado por nós (II Co 5:21).


Há muitas outras formas registradas na Bíblia de vermos que Ele realmente vendeu tudo quanto tinha para efetuar a nossa salvação. Como um holocausto, em que todas as partes do sacrifício eram queimadas no altar para Deus, assim “Ele pelo Espírito eterno Se ofereceu a Si mesmo imaculado a Deus” (Hb 9:14).


E o que faremos diante disto? Só podemos imitar o exemplo de Mefibosete. Falsamente acusado pelo seu servo Ziba (que queria lhe roubar as terras e bens), ele recebe uma proposta justa de Davi: “Tu e Ziba reparti as terras”. Nas circunstâncias, seria uma proposta proveitosa para ele. Mas Mefibosete recusou, dizendo: “Tome ele também tudo; pois já veio o rei meu senhor à sua casa” (II Sm 19:30). Vendo novamente a face de Davi, Mefibosete estava satisfeito — não queria mais nada!


Que digamos, com Paulo: “Tenho por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus meu Senhor” (Fp 3:8). É o mínimo que podemos fazer diante do preço que Ele pagou pela nossa redenção!





© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?