Friday 17 June 2022

Eu é que fiz

“Volte cada um para a sua casa, porque Eu é que fiz esta obra. E ouviram a voz do Senhor, e voltaram” (I Rs 12:24).


Este versículo é impressionante. Dez das doze tribos de Israel haviam abandonado o rei Roboão, filho de Salomão e neto de Davi. As duas tribos que permaneceram leais à casa de Davi e ao Templo resolveram subir contra eles “para restituir o reino a Roboão, filho de Salomão” (v. 21). E o Senhor então interferiu, mandando-os de volta para as suas casas.


E obedeceram! Talvez não entenderam por que o Senhor havia prejudicado a herança de Israel, meses depois do final do ótimo reino de Salomão (que construiu o Templo), mas entenderam bem o que o Senhor disse: “Eu é que fiz isso!” E, sabiamente, voltaram para suas casas.


É fácil perceber a mão de Deus agindo nos tempos de bênção, mas nem sempre percebemos que as dificuldades desta vida também são mensageiros Seus!


Há um texto antigo (que traduzo abaixo, de forma condensada), que múltiplas fontes atribuem a um folheto encontrado na Bíblia de Darby depois da morte deste irmão. Não sei o autor, mas vale a pena meditar neste comentário sobre I Reis 12:24.


———————————————

As decepções da vida são, na realidade, apenas os decretos do amor. Eu tenho uma mensagem para ti hoje, Meu filho(a). Vou sussurá-la no teu coração, para que as nuvens tempestuosas possam ser revestidas de glória, e os espinhos sobre os quais tu andas possam perder seu aguilhão. A mensagem é curta — uma pequena frase — mas permita que ela penetre até às profundezas do teu coração, tornando-se um travesseiro no qual repousar tua cabeça cansada: “Eu é que fiz esta obra!”


Já paraste para pensar que tudo que te afeta, Me afeta também? Aquele que toca em ti toca na menina nos Meus olhos! (Zc 2:8) Quando as tentações te afligem, Eu quero que saibas que “Eu é que fiz esta obra!”


Eu sou o Deus das circunstâncias. Não te encontras onde estás hoje por causa do acaso, mas porque este é o lugar que Eu escolhi para ti. Não pediste para seres mais humilde? Veja, Eu te trouxe ao lugar onde esta lição pode ser aprendida!


Tens sofrido com falta de dinheiro? “Eu é que fiz esta obra!” Todas as coisas são Minhas, e Eu desejo que tu dependas inteiramente de Mim. Minhas riquezas são inesgotáveis — confia na Minha promessa!


Estás passando por uma noite de aflição? “Eu é que fiz esta obra!” Eu sou o Homem de dores, que sabe o que é sofrer (Is 53:3). Eu retirei de ti todo o sustento humano, para que tu Me buscasses, e assim recebesses consolação eterna!


Algum amigo te desamparou? Talvez alguém a quem tenhas exposto teu coração? “Eu é que fiz esta obra!” Eu permiti esta decepção para que tu aprendas quem é o melhor Amigo! Sim, Eu anseio ser Teu confidente!


Alguém te acusou falsamente? “Eu é que fiz esta obra!” Deixa pra lá, e venha mais perto de Mim, sob Minhas asas, longe das disputas vãs, e Eu farei sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia (Sl 37:6).


Teus planos foram totalmente frustrados? “Eu é que fiz esta obra!” Será que fizeste teus planos, e depois vieste Me pedir que os abençoes? Eu desejo planejar a tua vida!


Planejaste fazer uma grande obra para Mim, mas estás de lado, enfermo e fraco? “Eu é que fiz esta obra!” Eu não tinha tua atenção enquanto estavas tão ocupado, e desejo te ensinar algumas lições mais profundas. Meus melhores servos foram, muitas vezes, aqueles que precisaram deixar o campo de batalha, e na doença aprenderam a orar com mais eficiência!


Tens sido chamado, repentinamente, a ocupar uma posição de tremenda responsabilidade? “Eu é que fiz esta obra!” Siga em frente, confiando em Mim. Aprenderás que “o Senhor Teu Deus te abençoará em tudo o que fizeres” (Dt 15:18).


Lembre, Meu filho(a), “Eu é que fiz esta obra!” As interrupções são instruções divinas. Portanto, aplica o teu coração a todas as palavras que hoje testifico a ti. Porque esta palavra é a tua vida! (Dt 32:46-47)



© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?