Thursday 30 June 2022

Servos e serviço

Há dois trechos do evangelho de Lucas que registram palavras do Senhor Jesus que parecem, à primeira vista, estar em contradição: 12:35-38 e 17:7-10. Obviamente, não há contradição — mas há, sim, um contraste enorme, que fornece uma revelação quase inacreditável da graça e da misericórdia de Deus.



O segundo destes trechos apresenta o normal, o padrão: “Qual de vós terá um servo lavrando ou apascentando, a quem, vindo ele do campo, logo dirá: Chega, e assenta-te à mesa? E não lhe dirá antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu? Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não.”



Isto é o normal entre os homens: o servo serve o senhor, e nunca o contrário. E não há nenhuma glória ou mérito para o servo nisso— é a sua obrigação.



No primeiro trecho, porém, o Senhor apresenta o padrão divino. E é um padrão tão impressionante (principalmente quando comparado com o segundo texto) que precisamos olhar bem para ter certeza que é realmente isto que está escrito! O Senhor disse: “Sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor … para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe. Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que Se cingirá, e os fará sentar à mesa, e chegando-Se os servirá.”



O Senhor servindo … como pode ser isso? Precisamos “tirar as sandálias dos pés” e meditar nisto com reverência — temos medo de chegar a conclusões impróprias. Como entender estas palavras? Como será, na prática, esse “servir”?



Não sei. Mas podemos traçar um paralelo com o Senhor lavando os pés dos discípulos. Nossa reação inicial é como a de Pedro: “Senhor, Tu lavas-me os pés a mim? … Nunca me lavarás os pés!” (Jo 13:6-8). Eu, perverso e pecador, fraco e falho, inconstante e infiel — eu ser servido pelo meu Senhor? Nunca! Ele já fez muito mais do que eu poderia sonhar quando morreu por mim — e Ele ainda me servirá no Seu reino? Nunca! Mil vezes, “Nunca”!



Mas Pedro estava errado! O Senhor lavou os pés dele (e até de Judas!) — e o fato quase inacreditável é que o Senhor servirá, sim, os servos que estiverem vigiando quando Ele voltar.



E quando será isso? Ele diz que pode voltar na segunda ou na terceira vigília (12:38) — interessante que ele não menciona nem a primeira nem a última vigília (a noite naquela época era dividida em quatro vigílias). Lembro do meu pai dizendo: “O Senhor demoraria mais do que os primeiros discípulos imaginavam, mas virá antes do que muitos pensam!” Pode ser hoje!



Medite nestas palavras sublimes do Senhor, e mesmo sem poder explicá-las, permita que elas redundem em louvor e dedicação a este grande Senhor.





© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?