Tuesday 7 June 2022

A sós com Deus

O silêncio e o isolamento são tão necessários à alma quanto o sono é para o corpo. Se quisermos ser muito usados por Deus, precisamos estar muito a sós com Deus! 


John Bunyan (1628-1688) passou cerca de doze anos preso pelo seu testemunho da verdade, e ali, na solitária, seu coração se ocupou com as coisas de Deus. Ele imaginou uma forma parabólica de descrever o conflito do cristão neste mundo, e escreveu “O Peregrino” — um livro que, desde sua publicação inicial em 1678 até hoje (quase 350 anos), nunca esteve esgotado! Uma edição seguia a outra — no total, milhares de edições foram lançadas em mais de 200 idiomas! É impossível saber quantas cópias do livro foram vendidas (registros antigos são inexistentes), mas muitos estimam que o único livro mais lido que ele na História da humanidade seja a Bíblia. O livro foi transformado em ópera, lido em rádios, e em 2008 foi adaptado para o cinema (https://youtu.be/xUGVy_ntuKo). Será que “O Peregrino” existiria se não fosse o tempo que Bunyan passou a sós com Deus?


Lendo a Palavra de Deus, descobrimos que grandes homens de fé gastaram muito tempo em comunhão secreta com Deus. Esperaram em Deus e renovaram as suas forças. Moisés precisou passar quarenta anos no deserto para que Deus pudesse treiná-lo e discipliná-lo para ser o libertador do Seu povo. Davi, o ungido, precisou fugir antes que pudesse ser rei. João Batista precisou passar anos na solidão do deserto antes de anunciar o Messias. Paulo precisou passar três anos na Arábia antes de ser enviado como apóstolo dos gentios. João foi banido para a solidão da ilha de Patmos antes de ver a glória do Cordeiro de Deus e a visão dos novos Céus e nova Terra. Até o Senhor Jesus Cristo muitas vezes procurava estar à sós com Seu Pai: “E, levantando-Se de manhã muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi  para um lugar deserto, e ali orava” (Mc 1:35).


Nossas circunstâncias talvez tornem isto difícil na prática — mas procure com zelo ter oportunidade de estar a sós com Deus. Você precisa — e vale a pena!





© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?