Tuesday 14 June 2022

Travesseiro

“E Ele estava na popa, dormindo sobre um travesseiro” (Mc 4:38). Que contraste! O Salmista diz que nosso Senhor, aquele que “fez o Céu e a Terra”, “não tosquenejará nem dormirá” (Sl 121:2-4) — mas “nos dias da Sua carne” (Hb 5:7) Ele dormiu até no meio de uma tempestade! O quadro pintado por Marcos é precioso, e enfatiza o cansaço do Senhor (não é fácil dormir num barquinho no meio duma tempestade!) e a Sua calma (dormindo sem preocupar-Se com as ondas e o vento).


Quantas vezes deitamos a cabeça no travesseiro e não dormimos! Viramos de um lado para o outro, e o sono, zombador, foge de nós! Perdemos o sono com muita facilidade, mas deveríamos ter mais da confiança do salmista: “Em paz me deitarei, e dormirei; porque só Tu, Senhor, me fazes repousar em segurança” (Sl 4:8).


Quando temos dificuldade de experimentar esta confiança tranquila, podemos lembrar deste episódio na vida terrestre do Senhor Jesus. Se você ler o trecho paralelo em Mateus cap. 8, verá Mateus destacando: “entrando Ele no barco, Seus discípulos O seguiram” — Ele foi na frente. Já Marcos destaca que Ele estava dormindo “na popa” — isto é, na parte de trás do barco!


Isto não nos lembra da promessa de Deus no passado? “O Senhor irá adiante de vós, e o Deus de Israel será a vossa retaguarda” (Is 52:12). Com o Senhor onisciente andando à nossa frente para guiar, e o Senhor onipotente vindo atrás para nos proteger, que temeremos? Se Deus é por nós, quem será contra nós? (Rm 8:31)


Eu sei que é difícil controlar nossas emoções — infelizmente, não há um interruptor no nosso cérebro que controla nosso coração. Mas podemos cultivar mais o hábito de ter comunhão com o Senhor durante o dia, para que à noite seja mais fácil deitar em paz e dormir. E quando, apesar de tudo, ainda estivermos ansiosos e sem sono, podemos nos ocupar pensando neste grande Salvador que vai à frente abrindo caminho, e que segue atrás de nós nos preservando de ataques traiçoeiros.


Lembre: “com Cristo no barco tudo vai muito bem!”





© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?