Saturday 4 June 2022

Naufrágio!

Se alguém lesse Atos cap. 27 pela primeira vez e não conhecesse os personagens mencionados, poderia muito bem achar que estava lendo um trecho de Moby Dick (de Melville), Vinte Mil Léguas (de Verne) ou algum outro livro de aventuras marítimas. Lucas vai descrevendo os lugares pelos quais navegaram — Sidom, Chipre, Cilícia, Panfília, Mirra na Lícia, Cnido, Creta, Salmone, Bons Portos, Laseia, Fenice, Clauda, e conta detalhes sobre o naufrágio do navio, dando o número exato de pessoas a bordo: 276.


É um relato muito interessante — mas um leitor mais desatento do NT talvez diria: “Lucas, você ocupou 44 versículos pra falar de uma viagem de navio? Quatro versículos bastariam! Conte-me sobre o progresso do Evangelho, ou algo de valor espiritual — não me interessa saber cada lugarzinho pelo qual o navio onde Paulo estava passou!”


Mas aprendemos várias lições interessantes deste capítulo. Entre elas, que Deus acompanha cada passo dos Seus servos. Enquanto Paulo, Lucas e Aristarco empreendiam aquela longa e perigosa viagem de navio, poderiam às vezes sentir o peso da solidão: “Será que alguém sabe onde estamos?” Por causa desse relato detalhado que o Espírito Santo inspirou Lucas a escrever, temos uma certeza: Deus sabia!


Num quarto frio e escuro, uma mãe embala o filho doente, sem dormir direito há tantas noites, e sente-se fraca e desanimada. Do outro lado do mundo, um avô aposentado, andando lentamente pela casa enquanto ora pela sua família e pelo Evangelho, talvez sinta-se esquecido por todos. Longe dali, uma criança salva pela graça, cujos pais não entendem a sua fé, sente falta de um abraço. Alguém sabe o que eles sofrem?


Ah, irmãos; Deus acompanha cada passo de cada filho Seu! “Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar e o meu deitar; conheces todos os meus caminhos … tal conhecimento é para mim maravilhosíssimo; tão alto que não o posso atingir” (Sl 139:1-6). Realmente, é maravilhoso!


Precisamos mais e mais descansar em Deus, e lembrar das Palavras que Deus transmitiu a Paulo no meio da tempestade: “Paulo, não temas!” (v. 24). Cada um dos filhos de Deus pode aplicar este versículo a si mesmo, substituindo “Paulo” pelo seu próprio nome. Nas noites mal dormidas, nos dias de angústia, naquelas longas horas quando o relógio parece que anda para trás, podemos ter certeza que o Senhor “cerca o nosso andar e o nosso deitar”, acompanhando e protegendo cada filho Seu, e dizendo: “Não temas!”


Que digamos, com Paulo: “Eu creio em Deus” (v. 25).


[W. J. W.]





© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?