Thursday, 18 March 2021

Impedido — Meditações 340

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo (arquivadas neste blog).

Quinta-feira, 18/03/2021

Impedido — Meditações 340

No NT temos nove epístolas endereçadas a igrejas locais (todas escritas por Paulo) e outras nove epístolas chamadas gerais (nenhuma assinada por Paulo). Antes das epístolas temos cinco livros históricos (os evangelhos e Atos), e separando os dois grupos de nove há quatro epístolas pessoais, chamadas “pastorais”.

Quando examinamos o primeiro grupo de nove epístolas, percebemos algo interessante: a primeira e a última igreja na sequência das cartas recebe instrução sobre os impedimentos que Paulo sofreu em relação aos seus planos. Aos romanos, lemos: “muitas vezes propus ir ter convosco, mas até agora tenho sido impedido” (Rm 1:13); aos tessalonicenses, diz Paulo: “bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu” (I Ts 2:18).

Muitos irão lembrar do mesmo assunto sendo mencionado em Atos 16:6-7, enfatizando assim a realidade deste fato: mesmo os planos de homens espirituais como Paulo estão sujeitos a impedimentos.

Sendo assim, não convém ser teimoso e ficar “dando murro em ponta de faca”. Precisamos ser sensíveis à direção de Deus, entendendo que as instruções de ontem talvez não sirvam para hoje, e que as circunstâncias podem tanto ajudar a confirmar nossas intenções, quanto nos alertar a procurarmos outro caminho.

A pandemia atual tem alterado nossa rotina. É natural que fiquemos ressentidos ou impacientes, almejando voltar o mais rápido possível para nossas ocupações antigas. Mas poderíamos procurar ver a mão de Deus agindo através desta pandemia, impedindo algo que estava no meu coração, mas não do dEle! Podemos procurar formas de servi-lO nas circunstâncias atuais, e entender que Ele controla todas as coisas que enfrentamos.

Um impedimento pode até vir de Satanás, mas foi permitido por Deus por alguma razão.

Minha vó escreveu uma poesia que falava sobre as muitas coisas inesperadas que nos interrompem, e atrasam ou atrapalham nosso serviço. Terminava assim:

Help me remember that my time is Thine,
And all life’s interruptions come from Thee.
So living thus, I will not live in vain,
           But live for Thee!

Em tradução livre: “Ajuda-me a lembrar que meu tempo é Teu, e que todas as interrupções da vida vem de Ti. Vivendo assim, não viverei em vão, mas viverei para Ti!”

Há impedimentos, sim — mas, acima de tudo, há um Deus que nunca pode ser impedido ou surpreendido!


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?