Wednesday 31 March 2021

Paz seja convosco — Meditações 353

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo (arquivadas neste blog).

Quarta-feira, 31/03/2021

Paz seja convosco — Meditações 353

“Veio Jesus, estando as portas fechadas, pôs-Se no meio e disse, Paz seja convosco” (Jo 20:26). 

Esta foi a terceira vez que o Cristo ressurrecto usou estas palavras neste capítulo. Os discípulos estavam assustados, e Ele preocupou-Se em confirmar a fé deles. Embora tinham passado muito tempo aos pés do Mestre, quão depressa esqueceram das lições ensinadas! Escondidos atrás de portas fechadas, eles ouviram a Sua mensagem tranquilizadora dando-lhes:

a) paz no seu temor (v. 19) — “os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado”;

b) paz para seu serviço (v. 21) — “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós”;

c) paz na sua dúvida (v. 26) — “Chegou Jesus, estando as portas fechadas … e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as Minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no Meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente”.

Nós não somos diferentes dos discípulos. Temos temores; sentimo-nos incapazes para o serviço ao qual Ele nos comissiona; e conhecemos muito bem as limitações da nossa fé.

Mas o Senhor não muda — Ele é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente (Hb 13:8). Ele continua agindo com a mesma paciência e amor com que tratou os discípulos após a ressurreição. Se abrirmos os ouvidos do coração hoje, ouviremos nosso Senhor dizer: “Paz seja convosco … não sejas incrédulo, mas crente!”


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?