Sunday 21 March 2021

O Cordeiro pastoreando (b) — Meditações 343

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo (arquivadas neste blog).

Domingo, 21/03/2021

O Cordeiro pastoreando (b) — Meditações 343

Ontem pensamos um pouco sobre a estrutura geral de Apocalipse 7:13 a 17. Olhando mais detalhadamente os doze verbos usados, podemos aprender mais lições importantes pela forma como as quatro experiências destes servos (salvação, serviço, satisfação e sustento) são descritas.

Salvação (v. 14)

Os três verbos desta seção têm um paralelo com as três partes da doutrina do Evangelho apresentadas nos primeiros oito capítulos de Romanos:

a) Até 3:20, Romanos está apresentando a condenação de todos os homens, e mostrando como a ira de Deus se manifesta dos Céus “sobre toda a impiedade e injustiça dos homens” (Rm 1:18). Estes gentios aqui em Apocalipse 7 “vieram da Grande Tribulação”, a maior manifestação da ira e do juízo de Deus que a Terra verá.

b) De Romanos 3:21 a 5:21, o assunto é justificação, e aprendemos que os condenados dos primeiros capítulos podem ser justificados pelo sacrifício de Cristo no Calvário — exatamente como estes, que lavaram as suas vestes … no sangue do Cordeiro”.

c) Os caps. 6 a 8 de Romanos mostram que aqueles que foram justificados podem também ser santificados, e viverem vidas que agradam a Deus. Assim como estes, que além de lavarem as suas vestes, também as “branquearam” — foram libertos da culpa do pecado, e também se livraram da influência do pecado nas suas vidas.

Todo salvo foi libertado da condenação, foi justificado ao lavar Suas vestes no sangue do Cordeiro, e deve se esforçar para viver de forma santa, pelo poder deste mesmo sangue. Nossa salvação, em todos os aspectos dela, depende dEle.

Serviço (v. 15)

Por causa da sua salvação, estes nossos irmãos estão servindo a Deus. Seu serviço é apresentado em relação a:

a) O trono de Deus. Aqui vemos a sua situação destacada. Estes que foram desprezados e perseguidos pelo mundo durante a Tribulação, agora tem a honra de comparecer perante o trono do Deus eterno: “estão diante do trono de Deus”.

b) O templo de Deus. Aqui vemos o seu serviço dedicado, pois está escrito que eles “O servem de dia e de noite”, com dedicação e zelo.

c) O tabernáculo de Deus”. Aqui vemos a sua segurança divina. A expressão final deste versículo (traduzida na ACF como “aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com Sua sombra”) é, literalmente: “aquele que está assentado sobre o trono tabernaculará diante deles”. O Senhor estará habitando junto com eles, dando-lhes amparo e segurança, erguendo um tabernáculo para cobri-los e protegê-los com a sombra da Sua presença!

Que possamos apreciar o privilégio que é nosso por servir àquele que está assentado sobre o trono, tendo a certeza da Sua presença conosco sempre.

Satisfação (v. 16)

São mencionadas três coisas das quais eles nunca terão falta: alimento, água e abrigo. A tradução da ARA no final do versículo é mais fácil de entender: “não cairá sobre eles o Sol, nem ardor algum”. A figura é de satisfação plena e completa. Os versículos não se referem diretamente a nós, mas descrevem a mesma alegria eterna que será nossa.

Sustento (v. 17)

Deus e o Cordeiro se unem para dar a estes servos tudo que eles precisam.

Repare o contraste tão interessante nas palavras: “o Cordeiro … os apascentará”. Um cordeiro geralmente precisa de um pastor — mas este Cordeiro é também Pastor. É mais um dos muitos contrastes belos que o Espírito Santo usa nas Escrituras para realçar a glória única do nosso Salvador, que é ao mesmo tempo Deus e Homem, Sacerdote e Sacrifício, Cordeiro e Pastor!

Estes últimos versículos de Apocalipse 7 estão entre os mais belos da Bíblia — parecem um oásis no meio dum deserto. Incluem uma citação do segundo dos quatro Cânticos do Servo de Isaías (veja Isaías 49:10). No meio da narrativa tão triste e solene das aflições da Tribulação, temos esta descrição das alegrias eternas dos servos de Deus, e da maneira carinhosa e fiel com que Deus e o Cordeiro cuidam deles. Imagine como estes versículos serão preciosos para nossos irmãos durante a Tribulação!

Eles não se referem diretamente a nós — mas nós temos o mesmo Deus que esta multidão, e fomos salvos pelo mesmo Cordeiro! As bênçãos que eles desfrutaram são nossas bênçãos presentes!

Que possamos, desde hoje, servir a Deus de dia e de noite, e encontrar toda a nossa satisfação no Cordeiro de Deus que nos apascenta. Não precisamos temer as decisões políticas extremistas (de esquerda ou direita), nem a violência ou as enfermidades que assolam o mundo hoje — o Cordeiro nos apascenta, e isto, certamente, basta!


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?