Sunday 7 March 2021

A ira do Cordeiro — Meditações 329

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo. Estão sendo arquivadas aqui na esperança que talvez ajudem mais alguém.

Domingo, 07/03/2021

A ira do Cordeiro — Meditações 329

Continuando a destacar, nos finais de semana, um pouco sobre Cristo no Apocalipse, chegamos ao cap. 6 — um capítulo que não nos fala muito sobre o Senhor Jesus diretamente, mas mostra o Seu juízo sobre a Terra. É Ele quem abre os sete selos (6:1, etc.), e o capítulo termina com as palavras solenes dos homens rebeldes, clamando aos montes e aos rochedos: “Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; porque é vindo o grande dia da ira dEles; e quem poderá subsistir?”

As palavras dos incrédulos indicam um reconhecimento da divindade do Senhor Jesus, quando pedem para ser escondidos “daquele que está assentado sobre o trono e da ira do Cordeiro”, reconhecendo que seu sofrimento vem desta fonte dupla: Deus e o Cordeiro.

Deus é descrito aqui como aquele “que está assentado no trono”. Lemos de Deus e do Seu trono dezenas de vezes no Apocalipse, mas somente três vezes lemos de alguém se referindo a Deus com estas palavras — isto é, somente três vezes alguém descreve Deus como “aquele que está assentado sobre o trono”. E nestas três ocasiões, o Cordeiro é associado com Ele. Veja as referências:

a) “E ouvi toda a criatura que está no Céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre” (5:13). Toda a Criação (incluindo anjos e a Igreja), reconhecem que, quanto à Sua posição, o Cordeiro é tão sublime, tão merecedor de glória e louvor, quanto aquele que está assentado sobre o trono.

b) “E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas, e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro” (6:15-16). Os incrédulos durante a Tribulação reconhecem que, quanto ao Seu poder, o Cordeiro é tão severo e temível quanto aquele que está assentado sobre o trono.

c) “Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; e clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro” (7:9-10). Estes gentios salvos durante a Tribulação reconhecem que “salvação” deve ser atribuída a ambos — isto é, quanto à Sua proteção, o Cordeiro é tão Salvador quanto aquele que está assentado sobre o trono.

No cap. 7 temos o louvor dos gentios salvos durante a Tribulação; no cap. 6, é o clamor terrível dos incrédulos durante a Tribulação; no cap. 5 é o louvor universal de toda a Criação, incluindo os anjos e a Igreja. Todos concordam em reconhecer que o Cordeiro é tão sublime, tão severo e tão Salvador quanto aquele que está assentado sobre o trono — todos concordam em reconhecer a divindade absoluta do Cordeiro!

Repare também o quiasma: a primeira e a última referência apresentam a adoração dos redimidos, mas a referência central fala da agonia dos rebeldes.

Em Apocalipse 6, portanto, lemos sobre a ira do Cordeiro. Parece que estas duas palavras — “ira” e “cordeiro” — não combinam. Mas o Senhor Jesus Cristo Se destaca justamente por ser perfeito em todos os Seus atributos. Ele é, sem dúvida, “manso e humilde de coração” (Mt 11:29), mas quando exerce juízo, Seu poder é terrível! “E da Sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e Ele as regerá com vara de ferro; e Ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso” (Ap 19:15).

Prostremos nossos corações diante dEle hoje, em humilde e grata adoração!


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?