Sunday 28 March 2021

O Cristo do Senhor (Ap 11:15-18) — Meditações 350

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo (arquivadas neste blog).

Domingo, 28/03/2021

O Cristo do Senhor (Ap 11:15-18) — Meditações 350

Continuando a procurar referências ao Senhor Jesus no longo trecho de Apocalipse caps. 8 a 13, chegamos ao coro celestial no final do cap. 11.

Ao soar da sétima trombeta, grandes vozes serão ouvidas no Céu. Serão os últimos dias da Grande Tribulação — faltam apenas as sete taças, que serão derramas numa sucessão rápida. O Céu estará regozijando pela autoridade suprema que o Senhor Jesus estará prestes a assumir publicamente, e as vozes celestiais dirão: “Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do Seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre”!

Além do reinado eterno do Senhor, é interessante destacar a forma diferente como Ele é descrito aqui: não simplesmente “Cristo”, nem “o Cristo”, mas “Seu [de Deus] Cristo”. Somente três vezes no NT o Senhor é descrito desta forma:

a) Atos 4:26: Morrendo segundo os propósitos de Deus. “Levantaram-se o reis da Terra, e os príncipes se ajuntaram à uma contra o Senhor e contra o Seu Ungido” (literalmente, “o Seu Cristo” — citação do Salmo 2). Os cristãos em Jerusalém estavam lembrando que no dia terrível da crucificação, inimigos declarados esqueceram temporariamente suas desavenças para unirem-se contra “o Teu santo Filho Jesus, que Tu ungiste”. Os cristãos em Atos cap. 4 citam Herodes e Pilatos (que, até poucas horas antes da crucificação, eram inimigos — Lc 23:12) e os gentios e judeus (os mais ferrenhos inimigos da História). Herodes não se entendia com Pilatos, que desprezava os judeus, que odiavam os gentios — mas todos deixaram de lado, temporariamente, suas desavenças e inimizades, pois diante deles estava alguém que todos eles odiavam ainda mais! Que testemunho deplorável do gosto espiritual da raça humana! Mas há uma nota sublime apresentada aqui: enquanto davam plena vazão ao seu ódio, eles nem percebiam que estavam fazendo “tudo o que a Tua mão e o Teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer”. Faziam apenas o que Senhor havia previsto que aconteceria! Há muito ódio e revolta dos homens contra o Cristo de Deus hoje, mas Deus está (e sempre esteve) no controle de tudo!

b) Apocalipse 12:10: Manifestando o poder de Deus. Apesar de ser mencionada em Apocalipse depois do trecho que estamos considerando, esta voz do Céu do cap. 12 é realmente anterior as grandes vozes no Céu mencionadas em 11:15. Esta voz do cap. 12 é ouvida bem no meio da Tribulação, quando Satanás é expulso do Céu, enquanto que aquelas vozes falam quando a sétima trombeta é tocada, mais perto do final da Tribulação. Aqui lemos de um inimigo mais temível e teimoso do que os reis da Terra: o Dragão, Satanás, “que engana todo o mundo” (12:9) e acusa os irmãos de dia e de noite diante do próprio Deus (12:10). Não há, porém, motivo para pânico ou pavor, pois até este terrível inimigo será derrubado, e “o poder do Seu Cristo” será manifesto, derrotando aquele que oprime os homens. Devemos lembrar: “Maior é O que está em vós do que o que está no mundo” (I Jo 4:4).

c) Apocalipse 11:15: Mantendo a preeminência de Deus. O louvor do Céu ao soar da sétima trombeta também destaca o ódio dos povos contra o Cristo de Deus (11:18), mas destaca o fato de que Ele assume o controle de todos os reinos do mundo (“os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do Seu Cristo”), e que Seu reino será eterno (“reinará para todo o sempre”).

Nestas três referências vemos como o Cristo de Deus (aquele que Deus escolheu, mas que o mundo rejeitou) livra-nos completamente do poder do mal: Ele pagou o preço do nosso resgate (At 4:26), derruba aquele que nos mantinha escravizados (Ap 12:10), e assumirá o controle de todos os reinos do mundo, para sempre (Ap 11:15).

Irmãos, este é o “Cristo” (isto é, o “ungido”, o “escolhido”) de Deus — este é o Homem que Deus escolheu e ungiu. E só podemos dizer: quão perfeita foi a escolha de Deus; quão grande é o Seu Cristo! E quão grande é a nossa herança nEle!

Que nossa meditação nEle hoje acalme nossa ansiedade. Contemplemos aquele que Deus escolheu para reinar sobre tudo e sobre todos, e lembremos que Ele está conduzindo tudo conforme o Seu querer, hoje e sempre!

A Ele, pois, toda a glória e toda a honra.


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?