Saturday 20 March 2021

O Cordeiro pastoreando (Ap 7:13-17) — Meditações 342

Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo (arquivadas neste blog).

Sábado, 20/03/2021

O Cordeiro pastoreando (Ap 7:13-17) — Meditações 342

Nos finais de semana temos procurado ver Cristo no Apocalipse. No último final de semana, pensamos sobre aquela multidão de gentios reunida diante do trono de Deus (7:9-12). Eles creram durante a Tribulação, foram remidos pelo sangue do Cordeiro, e agora são vistos desfrutando do privilégio de servir a Deus e ao Cordeiro.

Um dos vinte e quatro anciãos (que representam a Igreja) pergunta a João: “Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram?” Após João confessar que não sabe, o ancião descreve estes servos usando doze verbos. É interessante notar que esta sequência de doze verbos é dividida naturalmente em dois grupos de seis verbos cada. A divisão é indicada para nós pela ocorrência de duas expressões de causa e consequência: “por isso” (v. 15) e “porque” (v. 17). As duas expressões são diferentes (tanto em português quanto no grego), porém sinônimas.

Os vs. 14 e 15 apresentam a primeira relação de causa e consequência, usando seis verbos; os vs. 16 e 17 apresentam a segunda, novamente usando seis verbos. Aqueles que apreciam a perfeição, não só do ensino da Bíblia, mas também da estrutura da Bíblia, não se espantarão ao descobrir que cada um desses dois grupos de seis verbos se divide em dois grupos menores, de três verbos cada. No v. 14, três verbos apresentam a causa da consequência descrita (também com três verbos) no v. 15. No v. 17, três verbos apresentam a causa da consequência descrita no v. 16 (também com três verbos).

Antes de pensar nos detalhes apresentados, veja a perfeição das Escrituras revelada nesta sequência de verbos, e o quiasma interessante que ela forma:

a) Causa (v. 14); três verbos descrevem a experiência passada deles — os servos “vieram” da Tribulação, “lavaram” as suas vestes e as “branquearam” no sangue do Cordeiro. O assunto aqui é salvação.

b) Consequência (v. 15); três verbos descrevem seu presente — foram salvos (v. 14), e por isso “estão” diante do trono, “servem” a Deus de dia e de noite, e Deus “tabernaculará” com eles. Destaca o seu serviço.

b) Consequência (v. 16); três verbos descrevem sua experiência futura — nunca mais “terão” fome, nunca mais “terão” sede, nem Sol nem calma “cairá” sobre eles. Fala-nos de satisfação.

a) Causa (v. 17); mais três verbos são usados — a satisfação do v. 16 é porque o Cordeiro os “apascentará”, o Cordeiro os “guiará”, e Deus “limpará” suas lágrimas. Fala-nos de sustento.

Resumindo, os doze verbos falam de salvação que produz serviço (vs. 14-15) e sustento que produz satisfação (vs. 16-17).

Ainda pensando na estrutura geral da passagem, vemos duas lições interessantes:

a) Serviço é privilégio dos salvos. Repare a primeira relação de causa e consequência: por que estes servos estão diante do trono, servindo a Deus? Porque lavaram as suas vestes no sangue do Cordeiro. Como ensina Efésios 2:10, fomos salvos para servir. Só quem é salvo tem o privilégio de servir a Deus; todo salvo tem a responsabilidade de servir a Deus.

b) Satisfação verdadeira só se encontra em Deus. Repare a segunda relação de causa e consequência: por que estes servos estão satisfeitos, sem terem falta de alimento, de água e de abrigo? Porque o Cordeiro os apascenta e guia, e Deus enxuga suas lágrimas. O dinheiro, os prazeres, a fama, nada disto traz verdadeira satisfação — mas aquele que conhece a Deus concorda com o Salmista, quando este diz: “Na Tua presença há fartura de alegrias; à Tua mão direita há delícias perpetuamente” (Sl 16:11).

Amanhã, se Deus permitir, podemos contemplar em mais detalhes as bênçãos que Deus nos dá no “Cordeiro que está no meio do trono” (7:17). Que bênção ser ovelha dEle!

No Cordeiro já minha alma
Seu descanso eterno tem.
Deus contente está com Cristo,
Eu contente estou também!
McNair, H. e C. 242 


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?