Wednesday 17 March 2021

Que faremos com o nome de Deus? — Meditações 339



Meditações na quarentena (2020/21) enviadas diariamente aos irmãos e irmãs da igreja local em Pirassununga para nosso ânimo mútuo (arquivadas neste blog).

Quarta-feira, 17/03/2021

Que faremos com o nome de Deus? — Meditações 339

Dirigindo-se a cristãos que eram servos, literalmente escravos (I Timóteo 6:1), o apóstolo os exorta a respeitar e obedecer aos seus mestres. Muitas vezes o servo maltratado e oprimido teria muita dificuldade em fazer isto. Mas o apóstolo mostra que é “para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados”. Isso deixa claro que cabe a todo o empregado, e todo o que presta serviço a outros, serem no seu comportamento “ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador” (Tito 2:10).

Agora, no sentido positivo, há quatro coisas que devemos fazer com respeito ao nome de Deus:

1) O nome de Deus deve ser bendito. Outra vez encontramos uma pessoa nas circunstâncias mais difíceis. Jó tinha perdido seus bens e seus filhos de repente, apesar da sua piedade e temor de Deus. Mas a sua resposta foi: “Bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1:21).

2) O nome de Deus deve ser engrandecido. Em II Samuel 7, o Senhor revelou a Davi os Seus planos para o futuro da sua família e a construção do Templo. Davi se considerava muito pequeno para tais propósitos grandiosos, e disse no v. 18: “Quem sou eu, Senhor Deus, e qual a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui”. Mas quanto ao nome do Senhor ele diz: “Engrandeça-se o Teu nome” (v. 26). Realmente não podemos fazer o nome do Senhor maior do que já é. Mas com humildade podemos servir como a pequena lente de um telescópio, e trazer o Seu grandioso nome para mais perto.

3) O nome de Deus deve ser santificado. A oração que o Senhor Jesus ensinou aos Seus discípulos começa: “Pai nosso, que estás nos Céus” (Mt 6:9). Este nome precioso, “Pai nosso”, indica que nós, sendo discípulos, somos filhos dEle. Que graça infinita! Mas então, pensemos no resto desta oração à luz deste fato maravilhoso. Especialmente a primeira petição: “Santificado seja o Teu nome”. Deus nos chama Seus filhos, mas se os filhos de Deus continuam no pecado, a reputação do Seu nome fica manchada e associada com o mal comportamento deles. Assim cada filho deve orar: “Santificado seja o Teu nome — em mim”!

4) O nome de Deus deve ser glorificado. A oração constante de Paulo em favor dos tessalonicenses era: “Para que o nome de nosso Senhor Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nEle, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo” (II Ts 1:12). Outra vez é um povo em circunstâncias bem difíceis — de perseguição. Mas o apóstolo não diminuiu seu desejo de ver ainda mais progresso espiritual naqueles cristãos. Na segunda vinda o Senhor será “glorificado nos seus santos” (veja o v. 10), mas Ele deve ser glorificado em nós agora, aqui na Terra. Pela “graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo” (v. 12) é possível!

Que o nome de Deus seja bendito, engrandecido, santificado e glorificado em cada um de nós, “desde agora e para sempre” (Salmo 115.18).

T. J. Blackman


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?