Tuesday 26 April 2022

O Altíssimo domina

Três vezes em Daniel cap. 4 lemos que “o Altíssimo domina sobre o reino dos homens” (vs. 17, 25, 32). Como perguntei ontem, repito hoje a pergunta (para mim mesmo): eu creio realmente nisto? Não só teoricamente, mas no cotidiano?


Daniel estava no Exílio, longe de pátria, família e amigos. Mas ele cria na mesma promessa que motivou Paulo na prisão, nossos avós durante as duas Guerras Mundiais, e uma incontável hoste de santos que sofreram muito mais do que nós. O que tem sustentado os salvos durante milênios é a certeza que Deus está em controle, e não permitirá que sejamos tentados além das nossas forças (I Coríntios 10:13). 


Repare a palavrinha “permitirá”. Deus está ativamente no controle de tudo: das relações entre potências mundiais, da guerra na Ucrânia, das condições de saúde em Xangai, da crise política em Brasília, da venda do Twitter — tudo está sob o controle daquele que domina sobre o reino dos homens. Ele conhece a minha força, individualmente, e promete que *não permitirá* que a situação global me coloque numa situação pessoal que eu não tenha forças para suportar. Se a pressão aumenta além do meu limite, Ele “com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” (I Co 10:13).


Que possamos estar atentos hoje para discernir o “escape” que Deus prepara para nós (um ombro amigo, um versículo da Bíblia, etc.). E por mais escura que esteja a noite, nunca esqueçamos: “o Altíssimo domina sobre o reino dos homens”!





© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?