Saturday 2 April 2022

Pai e mãe

 


Salomão apresenta diversos aspectos da união de pai e mãe na criação dos filhos no livro de Provérbios:

União nos ensinos: “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de  tua mãe” (1:8). Tanto o pai quanto a mãe participam na instrução e no ensino dos filhos.



União no amor: “Porque eu era filho tenro na companhia de meu pai, e único diante de  minha mãe” (4:3). Tanto para o pai quanto para a mãe, o filho é alvo de amor e carinho.

União na disciplina: “Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe” (6:20). Tanto o pai quanto a mãe estabelecem regras.

União nos objetivos: “O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe” (10:1). Tanto o pai quanto a mãe desejam que os filhos sejam sábios perante Deus.

As palavras diferentes usadas em cada par (“mandamentos” e “lei”, por exemplo) mostram que pai e mãe tem formas diferentes de agir; mas o fato de serem sinônimas mostram que há harmonia e união nas ações do casal.

Ideia sugerida por A. J. Higgins em Truth & Tidings




© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?