Wednesday 13 April 2022

Cevada e trigo

Por ocasião da sétima praga no Egito (a saraiva), a Bíblia registra um detalhe curioso: “E o linho e a cevada foram feridos … mas o trigo e o centeio não foram feridos” (Êx 9:31-32). Por que precisamos ser informados sobre estes grãos? Parece um detalhe sem importância — mas ele revela o cuidado de Deus com aquilo que representa o Seu Filho.


Entre as sete solenidades fixas do Senhor (Lv cap. 23), duas delas tinham uma relação com estes grãos. O Dia das Primícias celebrava a colheita da cevada, e o Dia de Pentecostes é associado com a sega do trigo.


A primeira destas duas solenidades (Primícias) prefigurava a ressurreição do Senhor. No dia 14 do primeiro mês celebrava-se a Páscoa (que falava da morte do Senhor na cruz) e no dia 16 o Dia das Primícias (a ressurreição do Senhor). Ou seja, a cevada está associada com a morte e ressurreição do Senhor Jesus.


Cinquenta dias depois celebrava-se a colheita do trigo no Dia de Pentecostes, uma solenidade que prefigurava a formação da Igreja (Atos cap. 2) depois da exaltação do Senhor Jesus Cristo. Ou seja, o trigo está associado com a glorificação e exaltação do Senhor.


Um detalhe interessante sobre estes cereais confirma esta interpretação: quando a cevada está pronta para ser colhida, o ramo curva sua cabeça por estar pesado — mas o trigo permanece “em pé”. Assim a cevada nos fala do Senhor na Sua encarnação e humilhação, enquanto o trigo fala dEle na Sua exaltação, ressurrecto e glorificado.


Voltemos para Êxodo cap. 9. Na sétima praga no Egito, Deus Se preocupa em registrar que a cevada foi ferida, mas o trigo não — ilustrando que Cristo padeceria uma vez quando veio em humilhação a este mundo na Sua encarnação (cevada ferida), mas que depois disto, já ressurrecto e exaltado, Ele nunca mais seria afligido ou maltratado pelos homens (trigo não ferido).


É glorioso lembrar que Ele sofreu pelos nossos pecados — mas como é sublime saber que Ele padeceu uma única vez, e com este único sacrifício resolveu de uma vez por todas a questão do pecado (Hb 9:12; 10:14; etc.). Nunca mais Ele terá que suportar a cruz! Nunca mais homens ímpios e profanos zombarão dEle! Nunca mais Ele será desamparado pelo Seu Deus!


Louvemos hoje a este grande Salvador, enquanto aguardamos a Sua volta. “Assim também Cristo, oferecendo-Se uma vez para tirar os pecados de  muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que O esperam para a salvação” (Hb 9:28).





© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?