Tuesday 5 April 2022

Estremeceu

Gênesis cap. 27 conta a história vergonhosa das mentiras e contendas na família de Isaque. Rebeca, sua esposa, instigou o filho mais novo a fingir que era o mais velho, e assim “roubar” a bênção vinda do seu velho (e cego) pai.


Tudo correu conforme o combinado, e o plano maligno de Rebeca funcionou. Mas quando Isaque percebeu o que havia acontecido, lemos que ele “estremeceu … de um estremecimento muito grande” (Gn 27:33).


Em um instante, tudo desmoronou — a verdadeira situação dos relacionamentos pessoais na família de Isaque ficaram escancarados! Pai e mãe preferindo um filho sobre o outro, intrigas, mentiras — tudo estava errado!


Mas penso que o pior, para Isaque, foi finalmente perceber que ele havia lutado contra Deus! Antes dos meninos nascerem Deus havia revelado que “o maior servirá o menor” (25:23), e Isaque deveria ter aceitado a escolha divina. Mas ele amava Esaú, e talvez raciocinou: “Sim, Deus escolheu Jacó para ser abençoado — mas minha responsabilidade, como pai, é abençoar o primogênito! Não estou errado em fazer assim!”


Não ousamos julgá-lo. Quantas vezes fazemos o mesmo, e tentamos provar para nós mesmos que nossa desobediência é justificada! Sabemos, lá no fundo, que estamos errados, mas conseguimos nos convencer que estamos certos!


Até que, um dia, “a ficha cai”, e estremecemos na presença de Deus!


Que Deus nos ajude a corrigirmos os nossos pensamentos na presença dEle, e nos livre deste “estremecimento muito grande”.


“Procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens” (At 24:16).


© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?