É comovente ver como Lucas chama nossa atenção para a pobreza da família onde o Senhor Jesus Cristo nasceu, ao destacar que José e Maria trouxeram a oferta dos pobres (veja detalhes no final). Lendo isto, nos maravilhamos ao lembrar que o único Homem que podia escolher onde e quando nascer, escolheu nascer e ser criado em um lar pobre de Nazaré!
Isto parece um contra-senso numa época em que até os salvos sonham em ser ricos. Estudam e trabalham para isto, e quando conseguem atingir o status almejado, comemoram nas redes sociais como se tivessem, finalmente, vencido na vida!
Ah, que nunca esqueçamos do aviso das Escrituras: “os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é raiz de toda a espécie de males … Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão” (I Tm 6:9-11).
Eis um pensamento solene para hoje: não é errado ser rico, mas é errado querer ser rico! Sigamos o exemplo do nosso Senhor, que escolheu uma família pobre para criá-lO.
__________
Detalhes:
Lucas diz: “E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, O levaram a Jerusalém … para darem a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas ou dois pombinhos” (Lc 2:22-24). Comparando isto com a Lei, vemos que a oferta padrão após um parto era um cordeiro e um pássaro — somente era permitido trazer dois pássaros se a pessoa não tivesse condições de trazer o cordeiro: “E, quando forem cumpridos os dias da sua purificação por filho ou por filha, trará um cordeiro de um ano por holocausto, e um pombinho ou uma rola para expiação do pecado … Mas, se em sua mão não houver recursos para um cordeiro, então tomará duas rolas, ou dois pombinhos” (Lv 12:6-8).
Sabemos que José e Maria eram justos e dedicados a Deus. Também somos informados que ambos sabiam da importância do Filho que nascera, pois haviam sido avisados pelo anjo que Ele era gerado pelo Espírito Santo. Diante destes fatos, podemos afirmar: se eles tivessem condições, por mais difícil que fosse, de trazer um cordeiro, teriam trazido — se não trouxeram, não foi por fazer pouco caso da Lei, mas porque sua pobreza era tão extrema que precisaram trazer dois pombinhos!
© 2022 W. J. Watterson
No comments:
Post a Comment