Tuesday 12 April 2022

As lágrimas de José

Ontem pensamos sobre José chorando ao rever seus irmãos (Gn 42:24, 43:30, 45:14-15). Ele chorou também na morte do seu pai (50:1) — mas suas lágrimas mais amargas estavam reservadas para o finalzinho de Gênesis!


Após a morte de Jacó, os irmãos de José disseram: “Porventura nos odiará José, e certamente nos retribuirá todo o mal que lhe fizemos”. Com esse temor, mandaram um recado mentiroso a José, como se Jacó tivesse ordenado, antes de morrer, que José perdoasse seus irmãos. E José, ao receber o recado deles e perceber que seus irmãos ainda suspeitavam dele, “chorou quando eles lhe falavam” (Gn 50:17).


É muito doloroso ser mal compreendido. Os irmãos de José haviam convivido com ele 17 anos na casa de Jacó (Gn 37:1), e a família toda passara outros 17 anos juntos no Egito até a morte de Jacó (Gn 47:28) — e agora José descobre que, mesmo depois de todo este tempo, seus irmãos ainda não o conhecem! Podemos imaginar José pensando: “Será que eles realmente pensam que eu sou assim tão vingativo? Depois de dezessete anos, acham que vou querer me vingar? Depois de todo o bem que fiz a eles, eles ainda duvidam da minha sinceridade em relação a eles?”


Foi este sentimento de incompreensão que levou José às lágrimas nesta ocasião. Será que existe dor maior do que esta — descobrir que alguém que você ama pensa que você a odeia?


Mas façamos outra pergunta: será que nunca tratamos nosso Deus desta forma? Ah, quantas vezes já nos escondemos dEle, como Adão, com medo que Ele nos trate como nós tratamos aqueles que nos cercam! Quantas vezes já pensamos que Ele perdoa como nós perdoamos, guardando rancor e alimentando desejos de vingança!


Na noite em que foi traído, o Senhor Jesus disse para Felipe: “Estou há tanto tempo convosco, e não Me tendes conhecido, Felipe?” (Jo 14:9). Que possamos conhecer melhor nosso Deus, para que nossa ignorância jamais traga lágrimas aos Seus olhos! Que Ele nunca mais precise dizer para nós: “Estou há tanto temo contigo, Bill, e ainda não Me tendes conhecido?”





© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?