Saturday 23 April 2022

Quem te faz diferente?

A pergunta acima faz parte da exortação de Paulo aos coríntios. O versículo inteiro diz: “Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?” (I Co 4:7).


Todos nós precisamos receber este puxão de orelhas — não somos melhores do que ninguém. Mas pensamos que somos: fazemos alguma pequena coisa para o Senhor, e já nos consideramos super-crentes. Esquecemos que nada se origina conosco mesmos, e que apenas repassamos aos outros aquilo que recebemos primeiramente de alguém.


Por exemplo: a ideia para a meditação de ontem sobre Noemi e Rute veio dos escritos de Amy Carmichael (Thou givest, they gather); a meditação de quarta-feira foi basicamente traduzida dos escritos de F. W. Boreham; as demais, ouvi de outros irmãos em pregações, ou li em comentários. Tudo aquilo que ensinamos aos outros, um dia aprendemos de alguém!


“Nem tudo!” retruca alguém; “Já tive muitas ideias originais, que ninguém antes de mim teve!” Será? Não continua sendo verdade que “nada há de novo debaixo do Sol?” (Ec 1:9). Mas mesmo que admitamos que você teve uma ideia original sobre as coisas de Deus, pense no seguinte: quem te deu olhos para ler as Escrituras, inteligência para entendê-las e sabedoria para aplicá-las? Foi você mesmo, ou foi Deus?


Davi entendeu bem isto. Quando ele e o povo de Israel contribuíram “com coração perfeito” para a construção do Templo, ele viu que a glória era de Deus, não deles, e orou: “Quem sou eu, e quem é meu povo, para que pudéssemos oferecer  voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de Ti, e do que é Teu to damos … Senhor, nosso Deus, toda esta abundância, que preparamos, para Te edificar uma casa ao Teu santo nome, vem da Tua mão, e é toda Tua” (I Cr 29:14-16).


Que sejamos gratos a Deus que nos capacita, entendendo que não somos diferentes do que ninguém — todo ser humano só consegue ajudar aos outros se Deus o ajudar primeiro!


“Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” (I Co 1:31).





© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?