Thursday, 7 April 2022

Peniel

A luta de Jacó com Deus em Peniel (Gn 32:24-32) é uma das histórias mais impressionantes da Bíblia. Deus provou Abraão pedindo o seu filho Isaque (Gn 22); Deus provou Isaque tornando sua esposa temporariamente estéril (Gn 25:21); mas Deus provou Jacó numa luta corpo a corpo! Que evento extraordinário!


Quantas dúvidas e temores devem ter assolado o coração de Jacó naquela ocasião! Sozinho em Peniel, à noite, de repente um homem aparece na escuridão e começa a lutar com ele! O que Jacó deve ter pensado?


“Mas quem é que está lutando comigo? Será um ladrão? Um enviado de Esaú? E o que ele quer comigo?” Lutando pela sua vida, sem saber direito o que acontecia, Jacó de repente entendeu tudo. O seu Oponente tocou na juntura da sua coxa, e instantaneamente Jacó estava derrotado.


Como interpretar estas coisas? Quanto mais lemos o trecho, mais ficamos convencidos que são “águas profundas … rio pelo qual não se [pode] passar” (Ez 47:5).


Mas mesmo não entendendo os detalhes, podemos perceber claramente o resultado final — quando o Sol raiou após o encontro de Jacó com Deus, Jacó “manquejava da sua coxa”. Ninguém testemunhou a luta; mas quando ela acabou, Jacó não conseguia esconder a diferença no seu andar! Até parecia um defeito — afinal, é melhor andar bem do que manquejar — mas na realidade era um sinal de maturidade espiritual!


Todo salvo precisa passar por experiências como esta de Jacó. Experiências que nos transformam, e nos levam a dar graças a Deus por Ele ter vindo até nós na nossa presunção e orgulho, e por hoje manquejarmos da nossa coxa! Deus é aquele que “resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tg 4:6) — Ele precisa tirar de nós o orgulho e a autossuficiência!


Algumas raízes de orgulho não saem facilmente do coração! Se o Senhor te encontrou em Peniel hoje, não resista — clame apenas pela bênção dEle, e dê graças pelo manquejar que te acompanhará até o fim da sua carreira terrestre, e que será prova evidente de que você esteve na presença do Senhor.


“Provando-me Ele, sairei como o ouro” (Jó 23:10).



© 2021 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?