Thursday 21 April 2022

Descanso em servir

No trecho tão conhecido que encerra Mateus 11, o Senhor prometeu dois descansos: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei [anapauo; “darei descanso”]. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso [anapauo] para as vossas almas”.


Primeiro, Ele fala do descanso da salvação para o pecador: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei”. Nós que somos salvos já desfrutamos dessa bênção da vida eterna.


Em segundo lugar, Ele convida estes salvos a tomarem sobre si o jugo (figura de serviço) para que assim possam ter descanso para as suas almas. Aqui não é descansar crendo, mas descansar servindo!


“Como assim, ‘descansar servindo’? Pra descansar eu preciso parar de trabalhar — como posso descansar enquanto trabalho?”


Apesar de parecer que “descansar servindo” seja uma contradição de termos, o Senhor está realmente nos ensinando o segredo do verdadeiro descanso, da verdadeira paz. Aquilo que realmente traz refrigério e calma é andar com o Senhor, aprender dEle, e servir àquele que é “manso e humilde de coração”.


E isso explica porque tantas vezes nós, salvos, estamos cansados e aflitos na nossa alma — porque queremos o descanso eterno que é consequência de crer no Senhor Jesus, mas esquecemos do descanso para a alma que é consequência de servir ao mesmo Senhor.


Você está aflito e ansioso hoje? Ouça a voz do Senhor: “Tomai sobre vós o Meu jugo [procure servir ao Senhor voluntariamente] e aprendei de Mim [procure ouvir o que Ele tem a dizer nestas circunstâncias] e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve!”


Amém.


(Adaptado da Meditação postada em 17/04/2020)





© 2022 W. J. Watterson

No comments:

Post a Comment

Dois detalhes sobre Isaías 53

Isaías 53 contém o quarto Cântico do Servo (que inclui os últimos três versículos do cap. 52). Qual seria o centro deste Cântico?